Connect with us

Diamantino

Diamantino elege Miss e Mister Grupo Viver Legal 2023

Publicado

em

Galdina Pereira Vieira, de 69 anos, e o Lino Nilo de Almeida, de 77 anos, foram eleitos respectivamente como Miss e Mister Grupo Viver Legal 2023. O concurso e baile aconteceu na quinta-feira (07.12) no Centro de Eventos Juarez de Abreu e contou com a presença dos integrantes do Grupo Viver Legal, seus amigos e familiares.

O título de Primeira Princesa foi para Maria Benedita Batistoni, 84 anos e de Segunda Princesa para Maria De Lurdes Amorim, 60 anos. O título de Miss Simpatia foi para Venina Vitória da Silva, de 63 anos.

Já o título de Primeiro Príncipe foi para Gregório José da Silva, 72 anos e de Mister Simpatia foi para João Fogaça de Oliveira, de 66 anos.

Os participantes vencedores levaram faixa, coroa, buquê e todos ganharam presentes, mas o que marcou o evento foi o carinho do público composto por mais de 400 pessoas, que prestigiaram a festa.

Abrindo a cerimônia, o prefeito Manoel Loureiro, que é médico, ressaltou a importância das atividades para promover o bem-estar aos idosos. Destacou também que o objetivo do baile é reconhecer tudo o que cada integrante do Grupo Viver Legal fez pela cidade.

“Como gestor do município esse momento é motivo de honra, alegria e satisfação. Poder proporcionar a essas pessoas o reconhecimento que elas merecem significa que estamos no caminho certo. Eles que tanto contribuíram e ainda contribuem com a sociedade, mostrando que independente da idade ainda há muita energia, alegria e vontade de estar presente.”

O Gestor da pasta, Gilson da Silva, parabenizou os presentes e deixou uma mensagem de carinho e reflexão para os idosos.

“Cada momento com os integrantes é uma alegria, estar com eles nos enche de felicidade e nos faz refletir sobre a vida e sobre a família. Eles dançam, cantam, brincam, fazem exercícios e muito mais, então posso dizer que esse grupo é viver legal mesmo. Quero agradecer a autonomia que temos por parte da administração municipal para guiar o projeto com a maior qualidade e determinação que temos. Aqui, os idoso são os protagonistas.”

O coordenador do Viver Legal Gabriel expressou sua felicidade em finalizar o ano e as atividades do viver legal com esse grande evento.

“São pessoas perseverantes, cheias de amor e donas de um enorme carinho. Minha gratidão a todos os momentos que passamos juntos. Gostaria de pedir que cada um desses idosos seja devidamente reconhecido e valorizado nos diversos espaços que frequentam. Eles são o motivo pelo qual buscamos cada dia mais melhorar os nossos serviços.”

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades locais secretária municipal de Fazenda, Marineides Nogueira; secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Rosalina Pereira; diretora da Escola Estadual Castro Alves, Rosineide Faria da Silva; assessora do Gabinete da Prefeitura, Jumara Bonfim; representando a Câmara Municipal de Vereadores, Rose Pinhata e representando o comércio, o empresário Mateus Bezerra.

Para o sucesso do evento, a Assistência Social contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI), além da parceria dos comerciantes locais.

Dia da Beleza

Os 110 idosos do Grupo Viver Legal ganharam, no dia 28 de dezembro, um dia de beleza onde foram oferecidos gratuitamente corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação. O objetivo foi oferecer um momento de autocuidado e preparo para o Concurso e Baile Miss e Mister Grupo Viver Legal 2023.

Grupo Viver Legal

O Grupo Viver Legal é um projeto de inclusão social gratuito voltado para a população Idosa do município de Diamantino/MT, com o objetivo de promover a convivência, reconstrução e o fortalecimento de vínculos familiares e de amizades na comunidade, além de garantir a melhor qualidade de vida, através das oficinas, campanhas e eventos culturais. Atualmente o grupo possui a participação assídua de 110 idosos, abrangendo todas as classes sociais do nosso município.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora