Connect with us

Diamantino

Diamantino Contra a Dengue: Prefeitura inicia Mutirão de Limpeza no município

Publicado

em

Com o objetivo de combater os focos de proliferação do mosquito aedes aegypti no município, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Obras, deu início na última sexta-feira (03.03) no bairro da Ponte, ao Mutirão de Limpeza “Diamantino Contra a Dengue”.

Iniciando pelos bairros da Ponte, Popino e Progresso, o mutirão contou com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), que realizaram visitas domiciliares, orientando e alertando os moradores sobre os riscos do mosquito nos quintais das residências.

Além do trabalho de orientação aos residentes, a ação contou com a força das equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras que recolheram, com pá carregadeiras, caçambas e caminhões, os lixos e entulhos que a população organizou para fora dos quintais.

O Prefeito, Dr. Manoel Loureiro, acompanhou as atividades do mutirão e destacou o compromisso da gestão na diminuição dos casos de dengue no município.

“O mutirão visa o combate ao mosquito transmissor da dengue. É um trabalho encabeçado pela Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, mas conta com o apoio de todas as demais secretarias da Prefeitura. É uma junção de esforços de toda gestão municipal para diminuir o número de casos de dengue no município e trabalhar em prol da proteção da saúde da nossa população”, reforçou o gestor.   

Secretário de Infraestrutura e Obras, Edinho Béia destacou o trabalho realizado pelas equipes no mutirão.

“Pedimos para a população realizar a limpeza de seus quintais e colocarem os lixos e entulhos na porta das residências. Então reunimos uma grande equipe de colaboradores da Secretaria de Obras para estar passando, recolhendo e realizando a destinação correta desses entulhos”, frisou.

Lucas Adolfo, Coordenador da Vigilância Ambiental em Diamantino, compartilhou o resultado do levantamento de índice do mosquito aedes aegypti na cidade e a importância da realização do mutirão de limpeza.

“O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do mês de janeiro nos apontou um alto índice de número de larvas do mosquito em Diamantino, pensando nisso, estamos realizando esse mutirão de limpeza para diminuir os focos de proliferação. Infelizmente tivemos um óbito em 2022 e outro em 2023, essa ação vem para conscientizar a população sobre a importância da limpeza de lotes, terrenos e quintais”, ressaltou.

Leia Maria de Almeida, moradora do Bairro da Ponte há mais de 40 anos, comentou sobre o dever dos moradores de contribuírem no combate ao mosquito mantendo seus quintais livres de lixo e água parada. 

“É dever dos moradores manterem seus quintais limpos. Eu tenho muitas plantas mas não deixo acumular água, estou sempre observando e cuidando. Esse mutirão de limpeza veio em boa hora, minha família e eu já tivemos dengue, não foi fácil, agora é manter o bairro limpo”, pontuou.

Também estiveram presentes no mutirão servidores da Secretaria de Educação, da Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Fazenda.

CRONOGRAMA DO MUTIRÃO

Confira os bairros que o mutirão irá passar. Em breve as datas em que a ação vai chegar ao respectivos bairros serão divulgadas

Localidades  Prioridades
Bairro da Ponte, Popino e Progresso
Bairro Buriti, Primavera e Cohab Mario Mendes
Bairro Jardim Alvorada
Bairro Bom Jesus
Bairro Pedregal, Vale do Sol, Pedreira e Jardim Guaraná
Bairro São Benedito, Cohab Morumbi e Conceição
Bairro Jardim Guaraná e Eldorado
Centro
Centro do Novo Diamantino e Pé Vermelho
Deciolândia 10º

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora