A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (09.11), o projeto “Mapa Digital com Estratificação de Risco”, desenvolvido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro da Ponte. A apresentação aconteceu durante a Mostra Regional do Saúde Redes, sediado no município, que reuniu mais de 150 participantes.
O Projeto Saúde Redes, iniciativa inédita no Brasil que busca a organização da atenção básica de saúde e o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento à população, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e coordenado nos municípios pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
As atividades e oficinas foram desenvolvidas em seis municípios do Centro Norte de Mato Grosso, sendo eles: Alto Paraguai, Diamantino, Nortelândia, Nobres, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.
A secretária municipal de Saúde de Diamantino, Marinêze Meira, falou sobre o trabalho de inovação digital na área da saúde desenvolvido durante as atividades do Saúde Redes.
“Dentre os vários trabalhos desenvolvidos por Diamantino ao longo de um ano, apresentamos o projeto Mapeamento Digital com Estratificação de Risco. Com essa ferramenta temos uma visão geográfica dos nossos pacientes e quais são suas necessidades, isso nos possibilita realizar a classificação de risco de saúde de cada usuário, facilita no planejamento das ações e contribui na construção da linha de cuidado com qualidade.”
A secretária ainda reforçou o compromisso com a qualidade dos serviços públicos. “Nosso objetivo é trazer mais agilidade nos atendimentos e aperfeiçoar o serviço prestado trazendo, por meio do levantamento de dados, especialidades médicas.”
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do Bairro da Ponte, que desenvolveu o projeto apresentado no encerramento, Chavely Berbel, compartilhou o empenho da equipe no processo de realizar o levantamento dos dados.
“A equipe foi essencial para o desenvolvimento do projeto. Ir nas casas dos moradores para preencher o questionário, alimentar o sistema corretamente, reunir as informações e transformar em um mapa geográfico só foi possível graças a um conjunto de esforços. Agora, a partir deste mapa inteligente, é possível visualizar a categoria de saúde do paciente sendo de baixo, médio ou alto risco. Passamos a enxergar a saúde de forma dinâmica com informações atualizadas.”
O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, médico há mais de 35 anos, destacou a importância do projeto para aperfeiçoamento da saúde no município.
“Através desse projeto trouxemos ferramentas que contribuíram para aperfeiçoar nosso sistema de atendimento à saúde, sempre priorizando o paciente. Trabalhamos na busca de soluções e resultados, só tenho agradecer às equipes pelo desempenho e por nossa cidade ter sido contemplada com um trabalho que vem de encontro com o nosso propósito.”
A gerente de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Samara Kliemann, avaliou o projeto desenvolvido por Diamantino que priorizou a escuta das demandas da população.
“Diamantino desenvolveu um projeto que cuida mais e melhor das pessoas, conseguiu fazer a escuta dos servidores e priorizar as necessidades que de fato a população precisava. Além disso, apoiou a organização de uma estratégia maior regional, então o município está de parabéns por fortalecer o sistema público de saúde.”
Quem também acompanhou as apresentações de perto foi o prefeito de São José do Rio Claro, Levi Ribeiro, que reforçou a importância da união entre os municípios para uma saúde pública regional de qualidade.
“A união dos seis municípios no projeto tem dado um grande resultado e quem ganha é a nossa região. Esses momentos são importantes para avançar com nossos trabalhos na saúde.”
Na oportunidade também foram entregues certificados de participação em valorização aos trabalhos realizados pelas equipes durante o desenvolvimento do projeto nos municípios.
De acordo com a coordenação de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mesmo com o encerramento do Saúde Redes as equipes de saúde dos municípios ainda poderão contar com o apoio e orientação das equipes da renomada instituição com atuação nacional.
Estiveram presentes no encontro representando o Ministério da Saúde, o analista de Atenção Primária à Saúde (APS), José Maria Justo; o superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Altir Peruzzo; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Flávio dos Santos; representando a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Itamar Bonfim; representando o prefeito de Alto Paraguai, a vereadora Raquel Vieira; a secretaria de Saúde de Alto Paraguai, Rosilene Pereira; representando o secretário de saúde de Nobres, Bruna Pedroso; o secretário de saúde de Nortelândia; Leonam Silva; o secretário de saúde de Rosário Oeste, Anderson Rodrigo; a secretaria de saúde de São José do Rio Claro, Cleide Anzil.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT