Cerca de 650 alunos da rede pública de ensino de Cuiabá e Várzea Grande, participaram do evento “Dia Social – De Cara Limpa Contra as Drogas”, promovido pela Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária.
O momento de festividade e recreação foi realizado nesta sexta-feira (27.10), no SESC Balneário, situado no bairro São João Del Rei, em Cuiabá, reunindo mais de 700 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Durante toda a manhã foram diversas exibições culturais, como as apresentações da Banda de Música de Várzea Grande, da Escola Militar Tiradentes e da banda Fanfarra composta por estudantes da Escola Estadual Professor José Mendes Martins.
Também houve gincanas, distribuição de lanches, brincadeiras como pula-pula e brinquedos infláveis, demostração das expertises dos cães farejadores dos canis do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE).
Entre outras atividades sociais, os alunos passearam no veículo Chevrolet Camaro, viatura da Polícia Civil, conheceram de perto o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que também fez três voos presenteando os participantes sorteados.
Para completar a programação de alegria e interação, o público se divertiu com a presença do mascote “BomDog” do Programa de Cara Limpa Contra as Drogas, e do mascote “Leão Daren” do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), entre outras atrações.
Conforme o coordenador de Polícia Comunitária, delegado Carlos Francisco de Moraes, o evento alcançou o principal objetivo que foi a promoção social, proporcionando uma manhã de cidadania e muita alegria.
“A Polícia Comunitária busca a integração com a comunidade, visando a aproximação do cidadão, crianças, adolescentes, estimulando a prática do esporte, fomentando a educação e a estrutura familiar”, destacou o delegado.
Carlos Francisco de Moares também agradeceu os colaboradores do evento, sendo aproximadamente 50 policiais civis da Polícia Comunitária e de outras unidades das Diretorias Metropolitana e Atividades Especiais.
O “Dia Social – De Cara Limpa Contra as Drogas” também contou com o apoio essencial das forças de Segurança Pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Politec, Sistema Prisional, além da Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Educação, Sindicato dos Investigadores de Polícia, Sindicatos dos Delegados de Polícia e empresas privadas.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.