Connect with us

Cuiabá

Dia Internacional dos Avós é celebrado com atividades nos Centros de Convivência

Publicado

em

No Dia Internacional dos Avós, celebrado na quarta-feira (26), 34 (trinta e quatro) idosos assistidos e referenciados na unidade do Centro de Convivência de Idosos (CCI) João Guerreiro, participaram de uma atividade virtual via grupo de WhatsApp. A iniciativa contou com a participação dos netos e familiares.

A atividade foi criada com o objetivo de fortalecer os vínculos e cultivar as relações afetivas dos idosos com a família. “Sabemos que são nas pequenas coisas, com as ações diárias, que se compõe a memória. Nós, do CCI, queremos exatamente isso, fazer com que os nossos idosos se sintam valorizados, tenham a autoestima elevada, proporcionando qualidade de vida e a prática de hábitos saudáveis”, disse a responsável técnica interina do CCI João Guerreiro, Benedita Leila Leite.

Durante a ação, os idosos tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e debater sobre a importância do respeito mútuo, estimular sonhos, saber ouvir e elogiar.

“Tudo isso são fatores que contribuem para reforçar a união com a família e assim aumentar o bem-estar emocional, o que é muito importante para a saúde dos idosos”, declarou Benedita.

Além do CCI João Guerreiro, a unidade do bairro Jardim Araçá também celebrou a data com uma palestra educativa, tendo como tema “Convívio e Fortalecimento de Vínculos”.

Atualmente, 1.543 idosos estão cadastrados nos quatro Centros de Convivência de Idosos: o Maria Ignês, na região do CPA, com 325 assistidos; na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 309 idosos; na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 318; e no Centro, o CCI Padre Firmo, com 334 assistidos. Totalizando 1.286 idosos.

Além dos CCIs, os idosos também participam de atividades desenvolvidas em algumas das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Sendo elas, o CRAS CPA, com 18 idosos cadastrados; no CRAS Dom Aquino, com 65; no CRAS Getúlio Vargas, com 60; CRAS Jardim União, com 25; CRAS Nova Esperança, com 09; CRAS Novo Colorado, com 17; CRAS Osmar Cabral, 20; CRAS Praeiro, com 09 idosos; e no CRAS do Tijucal, com 12 idosos assistidos. Totalizando 257 pessoas.

“Dentre as metas propostas pela gestão Emanuel Pinheiro está a promoção do suporte necessário aos idosos assistidos pelo município. Faz-se oportuno ressaltar que a Prefeitura conta com quatro unidades dos Centros de Convivência para Idosos – CCI’s, onde são oferecidos serviços voltados para esse público. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial com os nossos idosos. Cabe, então, a nós, trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

26 de Julho

A escolha da data para celebrar o dia dos avós possui origem bíblica. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Desde o inicio da comemoração ao Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, essa data é comemorada todos os anos em data variável, próximo do dia 26 de julho, é marcada como uma lembrança afetiva especial, celebra a experiência de vida, e reconhece o valor da sabedoria adquirida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora