Uma realidade de trabalho, dedicação e amor pelo serviço público. A história de vida da servidora Edna Leventi, 65 anos é um exemplo para as pessoas que costumam dizer que “servidor público não trabalha”. Com 44 anos de trabalho na Prefeitura de Cuiabá, ela já tem direito sobrando para se aposentar, mas entrou com pedido de abono permanência para continuar exercendo suas funções no setor financeiro. Servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, se diz feliz com tudo o que aprendeu e, quando decidir deixar a Prefeitura, talvez se dedique a arte de preparar alguns quitutes.
“Nossa, quanto aprendizado. Olho pela minha trajetória e vejo quantas coisas que eu não sabia como funcionava e hoje participo dessa transformação. Não tenho o que reclamar, todos os gestores que passaram e os chefes que tive (e tenho) foram importantes. O prefeito Emanuel Pinheiro foi o que reconheceu muito nós como servidor público”, destacou.
Edna é cuiabana, moradora do CPA 4 e começou em 1979 na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Cuiabá, a atual Secretaria Municipal de Gestão e optou por continuar trabalhando para deixar a mente ocupada. “E faço uma coisa que gosto. Deus é que me inspira e me faz estar de pé todos os dias. Eu gosto de estar aqui, olhar, cuidar as coisas que eu faço no financeiro”, declarou.
Quando iniciou na função pública Edna ainda não tinha concluído o Ensino Médio. Mas soube aproveitar a oportunidade que a vida lhe deu, se aperfeiçou fazendo diversos cursos de capacitação, formou-se em Gestão Pública e já tem pós-graduação para incluir no currículo e agregar valores para melhorar a aposentaria.
Foi graças ao serviço público do qual tem muito orgulho, que criou seus dois filhos sozinha ao lado dos pais. Ambos, sendo uma mulher já casada e o rapaz solteiro, estão formados e bem sucedidos e Edna continua morando com a mãe (o pai já é falecido).
Mas foram as amizades que mais marcaram sua vida. “Tem deles que se aposentaram, outros já faleceram. É uma vida toda, a gente vive aqui mais do que propriamente com a família. A gente passa a semana inteira aqui, final de semana com a família e muitas vezes, nem vemos os filhos no final de semana. Então, aqui somos uma família, aí a importância da convivência, a relação, as amizades”, explicou a servidora.
Edna também passou por outros setores administrativos, como da Secretaria Municipal de Planejamento, depois o Instituto de Planejamento Urbanístico Municipal (IPDU). Acompanhou inclusive a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, onde acredita que se aposentará. Como gosta de cozinhar, fazer salgados, bolo de arroz, acredita que possa se arranjar nessa área quando se aposentar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT