Connect with us

BRASIL

Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA+

Publicado

em

Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA
Redação GPS

Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA

Em 1969, em Nova York, uma drag queen chamada Marsha P. Johnson reivindicou direitos e liberdade para a comunidade queer durante a Revolta de Stonewall. O episódio marcou a história e o dia 28 de junho ficou definido como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Para homenagear o movimento e marcar a luta contra a homofobia, o GPS preparou uma lista de produções que seguem essa temática, entre filmes e séries, para você maratonar nesta sexta-feira.

Confira:

‘Paloma’

O longa acompanha Paloma, uma mulher trans que vive como namorado e sua filha. Ela trabalha como agricultora em uma plantação de mamão e está economizando para realizar o sonho de um casamento tradicional. Disponível no Globoplay.

‘Uma Mulher Fantástica’

Vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a produção retrata Marina, uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Disponível no Netflix.

‘Orange Is the New Black’

A série se passa dentro de uma cadeia, com foco nas tensões e amizades dentre detentas e, por vezes, até um relacionamento amoroso ou sexual entre elas. Disponível no Netflix.

‘Euphoria’

Com duas temporadas, a série explora diversos tipos de relacionamento, sendo o principal deles composto por Rue e Jules, uma garota trans. Disponível na MAX.

‘Heartstopper’

A história é baseada nos quadrinhos publicados na internet e que, posteriormente, se tornaram uma série de livros de Alice Oseman. A série apresenta Charlie, um aluno que sofre bullying desde que se assumiu gay. Disponível no Netflix.

‘RuPaul’s Drag Race’

No reality show, RuPaul submete um novo grupo de artistas a diversas provas para testar suas habilidades no entretenimento a cada temporada. Disponível no Paramount+.

‘Pose’

A produção explora as vulnerabilidades da comunidade, principalmente sobre pessoas trans. Com três temporadas, a série acompanha Blanca, interpretada por MJ Rodrigues, primeira atriz trans a vencer o Globo de Ouro de melhor atriz. Disponível no Disney+.

‘Modern Family’

Ganhadora do Emmy em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, a série cômica acompanha três famílias, sendo uma delas formada pelo casal homoafetivo Mitchell e Cameron, que adotam uma criança vietnamita chamada Lily. Disponível no Disney+.

‘The Normal Heart’

Ambientado na Nova York dos anos 1980, a adaptação da peça premiada de Larry Kramer retrata o surgimento do HIV/AIDS visto pelos olhos de Ned Weeks, fundador de um importante grupo de defesa do HIV. Disponível no Amazon Prime e no MAX.

The post Dia do Orgulho: produções abordam o movimento LGBTQIA+ first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora