Connect with us

MATO GROSSO

Dia do Estudante: Data reforça a importância da aprendizagem e da dedicação

Publicado

em

O Dia do Estudante é comemorado anualmente no dia 11 de agosto em todo o território nacional. A data incentiva e valoriza os estudos na construção do pensamento crítico do indivíduo, ao mesmo tempo em que contribui para o seu crescimento profissional. Sejam estudantes do ensino fundamental, médio, graduação, mestrado, doutorado e de concursos, todos são homenageados nesse dia.
 
Para estimular o hábito dos estudos e da aprendizagem, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso conta com a biblioteca Des. Omar Rodrigues de Almeida, que apresenta um ambiente climatizado, com sala de leitura e 32 cabines individuais para estudo, além do acesso à internet por wifi.
 
Praticidade e comodismo. São essas as palavras escolhidas pela estudante do décimo semestre do curso de Direito na Univag, Magna Thalia Cordeiro Pereira, ao opinar sobre o espaço. “Venho estudar para a OAB e para o TCC. Boa parte do projeto que fiz ano passado foi aqui na biblioteca. Eu estudo de manhã e a tarde já trabalho, então eu não perco o tempo do trajeto que eu teria vindo para cá”, relata a acadêmica, que é estagiária do TJ.
 
Tanto o público interno quanto o externo podem utilizar a biblioteca, sendo o horário de funcionamento das 8h às 18:45h. O período matutino é exclusivo para servidores e colaboradores (das 8h às 12h) e na parte da tarde é aberto para o público em geral.
 
A biblioteca ainda apresenta um vasto acervo, predominantemente jurídico, com mais de 10 900 títulos. É possível ser feito o empréstimo dos exemplares, por até uma semana, desde que o interessado seja servidor do Poder Judiciário, incluindo as comarcas de todo o estado.
 
Além de a um ambiente de estudos prático e confortável, é importante que o estudante desenvolva hábitos que o auxiliem a alcançar o seu desempenho máximo. Caso contrário, pode surgir a procrastinação, que é o ato de postergar e acumular determinadas tarefas, levando a desmotivação daquela pessoa.
 
Como estratégia para se evitar a procrastinação, muitos estudantes tem procurado investir em métodos de estudo, a exemplo do mapa mental (estrutura visual para memorizar conteúdos), técnica Pomodoro (realizar tarefas em blocos de 25 minutos) ou o método Robinson (explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar). Além disso, fazer intervalos de descanso e manter o corpo hidratado também são dicas que devem ser levadas em consideração.
 
Nosso Judiciário – Ações voltadas para aproximar a sociedade do Poder Judiciário e envolver o público estudantil. É com esse objetivo que o Projeto Nosso Judiciário atua desde 2015, seja por meio de palestras em escolas ou promovendo visitação guiada pelo TJ.
 
Através de uma parceria do Judiciário com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o Projeto vem realizando as palestras educativas em escolas públicas e privadas, englobando desde o ensino fundamental até o médio. Cartilhas explicativas são distribuídas nos encontros, levando conhecimento de maneira simples e acessível. Aos representantes das instituições interessadas, basta entrar em contato pelos números: (65) 3617-3032/3516.
 
Já as visitações guiadas são realizadas com os acadêmicos, em sua maioria graduandos em Direito. Além de terem a oportunidade de conhecer as estrutura do TJ, os discentes também são recepcionados por magistrados no Espaço Memória. Até o momento, o projeto já recebeu mais de 9 mil acadêmicos de variadas instituições de ensino superior.
 
O Dia do Estudante – A comemoração do Dia do Estudante teve início em 1927, quando completava 100 anos do curso de Direito no Brasil. Não é a toa que nesse mesmo dia celebra-se o Dia do Advogado.
 
Vale destacar que a União Nacional dos Estudantes (UNE) foi criada dez anos depois, também no dia 11 de agosto, com o intuito de defender a educação no país, que é um direito garantido a todo cidadão.
 
Fernanda Calazans (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Fonajude: ação social será realizada em Mato Grosso durante o 54º Fórum Nacional de Juizados

Publicado

em

Por

Cuiabá, que entre os dias 27 e 29 de novembro será palco para o 54º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), irá sediar a primeira edição do Fonajude, uma ação social especial voltada para a melhoria da qualidade de vida e acesso a direitos e serviços sociais básicos das comunidades que recebem o Fórum.
 
Nesta primeira edição, a comissão organizadora do Fonajude escolheu abraçar as “Obras Sociais Seara de Luz”, uma instituição filantrópica fundada em 11 de maio de 2018 e que, desde então, vem promovendo transformações sociais. Essa instituição dedica-se à promoção de ações que defendem e efetivam os direitos socioassistenciais para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
Segundo a juíza Patrícia Ceni, representante do Judiciário mato-grossense na comissão organizadora da ação social, o Fonajude não apenas fortalece o Fórum Nacional dos Juizados Especiais, mas também promove a democratização e a justiça social, aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.
 
Conforme a magistrada, os inscritos no Fonaje são convidados a colaborar, seja por meio de contribuição voluntária, visitação ou simplesmente compartilhando esta causa com seus conhecidos. “Sua participação é fundamental. Juntos, podemos promover mudanças significativas, enraizar políticas sociais renovadas e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Vamos unir forças e mostrar que podemos construir um futuro melhor para todos.”
 
Também integram a Comissão os juízes(as) Ângelo Bianco (TJCE), Fernando Ganem (TJPR), Erick Linhares (TJRR), Márcia Mascarenhas (TJBA) e Beatriz Junqueira (TJMG).
 
Criação – A juíza Patrícia Ceni explica que a criação do Fonajude foi aprovada na última edição do Fonaje, realizada em Mato Grosso do Sul, em maio. “No primeiro momento, o nosso objetivo era a possibilidade de ajudar o Rio Grande do Sul com tudo aquilo que estava acontecendo. Colegas que estavam vindo e não podiam mais vir, toda a tragédia, a fome, as mortes, a ausência de alimentos, água, enfim, de absolutamente tudo. A iniciativa partiu justamente disso, da possibilidade de que, utilizando o Fonaje, que é um fórum nacional extremamente respeitado, formado por juízes de juizados do Brasil inteiro, nós pudéssemos ajudar os locais que vão sediar os dois encontros anuais que nós temos.”
 
A magistrada destacou que “Obras Sociais Seara de Luz” tem como uma de suas voluntárias a juíza Maria Rosi de Meira Borba, que é a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e juíza de um juizado especial, que é o Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá. “Todo mundo conhece as obras da Seara de Luz e conhece a dedicação da Maria Rosi. Através da inscrição, tem ali um link que explica um pouco do que se trata e conclama a todas as pessoas que fizerem a sua inscrição a doarem qualquer valor para a instituição”, explica.
 
“É a primeira edição, a gente quer que isso se estabilize, se fortaleça e que a partir daqui de Cuiabá, que vai ser o marco inicial, ele seja algo que cresça, assim como o Fonaje, e se torne referência nacional, porém na parte social. É uma forma de todos nós magistrados que integramos o sistema, que é um sistema que prima pela celeridade, pela simplicidade, pela informalidade, de ajudar as comunidades que nos recebem, e de alguma forma mudar a vida dessas comunidades, nem que seja através da doação de tempo de qualidade ou da doação de algum valor que possa ser empregado em um projeto muito maior.”
 
Chave Pix das Obras Sociais Seara de Luz:
 
34.305.618/0001-81
 
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora