Nesta quarta-feira (19), é comemorado o Dia do Cinema Nacional. A data celebra a primeira filmagem em terras brasileiras, realizada em 1898 por Afonso Segreto, que capturou cenas da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Este marco representa o nascimento do cinema no Brasil.
Além de relembrar esta data histórica, o cinema brasileiro presenteia o público com grandes lançamentos ainda este ano. Confira alguns dos filmes nacionais mais aguardados para o segundo semestre.
Ainda Estou Aqui
Dirigido por Walter Salles e estrelado por um elenco de peso, incluindo Fernanda Montenegro, Selton Mello e Fernanda Torres, ‘Ainda Estou Aqui’ narra a história de Eunice Paiva.
O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata a luta de Eunice para descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.
Este é um dos filmes mais esperados do ano. Os direitos da obra foram adquiridos pela distribuidora Sony Classics, e será distribuído nos Estados Unidos e em outros territórios do Hemisfério Norte, no entanto, ainda não há previsão de estreia nos cinemas brasileiros.
A obra ‘Ainda Estou Aqui’ marca o reencontro de Fernanda Montenegro e o diretor, Walter Salles, depois do premiado ‘Central do Brasil’, que rendeu pra atriz uma indicação ao Oscar.
O Auto da Compadecida 2
A tão aguardada sequência da comédia brasileira finalmente chegará aos cinemas em 25 de dezembro. Baseada na obra de Ariano Suassuna, ‘O Auto da Compadecida 2’ traz de volta a dupla inesquecível Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele), além de Virginia Cavendish e Enrique Diaz.
A nova trama, situada novamente em Taperoá, Paraíba, contará também com a participação de Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Juliano Cazarré e Luellem de Castro. Guel Arraes, que dirigiu o primeiro filme, divide a direção com Flávia Lacerda.
Precisamos Falar Sobre Nossos Filhos
Com estreia prevista para este ano, ‘Precisamos Falar Sobre Nossos Filhos’ é inspirado no best-seller ‘O Jantar’ de Herman Koch. A trama gira em torno de dois casais cujas vidas são devastadas quando seus filhos cometem um assassinato.
O elenco conta com Marjorie Estiano, Alexandre Nero, Emílio de Mello e Hermila Guedes, sob a direção de Andrucha Waddington e produção da Conspiração e Globo Filmes.
O Barulho da Noite
Escrito e dirigido por Eva Pereira, este filme é o primeiro do Tocantins a participar do Festival de Cinema de Gramado. A obra se passa no sertão do Tocantins e foca na relação entre as irmãs Maria Luiza e Ritinha e seu pai, interpretado por Marcos Palmeira. Emanuelle Araújo interpreta a mãe, Sônia, que lida com traumas de uma infância difícil.
Com previsão de estreia para este ano, a produção é da Lira Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes e Canal Brasil.
Motel Destino
Aplaudido por 12 minutos na edição do Festival de Cannes, deste ano, o novo filme de Karim Aïnouz, ‘Motel Destino’, ainda não tem data de lançamento.
O longa, que concorreu à Palma de Ouro, conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial. O elenco inclui Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier.
No streaming
Para celebrar o Dia do Cinema Nacional, a Netflix lançou a coleção especial ‘Simplesmente Cinema Brasileiro’. A seleção inclui desde produções contemporâneas até documentários, destacando títulos famosos como “Central do Brasil”, “Terra Estrangeira”, “Rio, 40 Graus”, “Jogo de Cena” e “São Paulo, Sociedade Anônima”.
Confira alguns filmes da lista:
“Sem Coração” (2023, dir. Nara Normande , Tião )
“Diálogos com Ruth de Souza” (2024, dir. Juliana Vicente )
“Apaixonada” (2023, dir. Natalia Warth )
“Central do Brasil” (1998, dir. Walter Salles )
“São Paulo, Sociedade Anônima” (1965, dir. Luís Sérgio Person )
“Rio, 40 Graus” (1955, dir. Nelson Pereira dos Santos )
“Vidas Secas” (1963, dir. Nelson Pereira dos Santos )
“Jogo de Cena” (2007, dir. Eduardo Coutinho )
“Terra Estrangeira” (1995, dir. Daniela Thomas , Walter Salles )
“Mutum” (2007, dir. SandraKogut )
“Santo Forte” (1999, dir. EduardoCoutinho )
“A Luz do Tom” (2013, dir. Nelson Pereira dos Santos )
“Uma Noite em 67” (2010, dir. Renato Terra , Ricardo Calil )
“A Ostra e o Vento” (1997, dir. Walter Lima Jr. )
“As Canções” (2011, dir. Eduardo Coutinho )
“Últimas Conversas” (2015, dir. Eduardo Coutinho )
“Pacarrete” (2020, dir. Allan Deberton )
“Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano” (2009, dir. Henrique Dantas )
“Mamonas Pra Sempre” (2009, dir. Cláudio Kahns )
“No Intenso Agora” (2017, dir. João Moreira Salles )
“Aquarius” (2016, dir. Kleber Mendonça Filho )
“A Dama do Lotação” (1978, dir. Neville d’Almeida ) – disponível em 20 de junho
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.