Connect with us

BRASIL

DF: veja a programação dos blocos de rua que saem nesta segunda-feira

Publicado

em

Nesta segunda-feira (12) que começou com céu aberto e sol, o Distrito Federal continua a todo vapor, celebrando a folia de Momo em vários bairros.

Nos últimos dias, nem o tempo nublado e as chuvas espantaram os foliões dos blocos que desfilam no Plano Piloto e nas cidades satélites.

Com muita diversidade, a programação começa já pela manhã com o bloco infantil Carnapati e o Aparelhinho, que mistura as tradicionais marchinhas com música eletrônica.

Na programação também tem blocos tradicionais, como a Baratona; inovadores, como o Bloco Sustentável do Patubatê; e inclusivos, como o Deficiente é a Mãe.

Além da folia no Plano Piloto, a festa continua pelas cidades satélites. Em Taguatinga, a festa será no melhor estilo afro-brasileiro, com grupo percussivo, dança afro e a capoeira do bloco Àsé Dúdú.

Confira a agenda dos blocos nesta segunda-feira:

Bloco Carnapati – 8h às 13h – Espaço Eixo Cultural Ibero-americano – Eixo Monumental

Aparelhinho – 10h às 18h – Setor Bancário e Galeria dos Estados – Asa Sul

Vai com as Profanas – 10h às 16h – Setor Comercial Sul, Setor Carnavalesco – Asa Sul

Divinas Tetas – 11h às 17h – gramado entre o Sesi Lab e a Biblioteca Nacional – Eixo Monumental

Baratona – 13h30 às 20h30 – Parque da Cidade no Estacionamento 12 – Asa Sul

Deficiente é a Mãe – 15h às 18h – CRS 506 – W2 Sul, Infinu – 18h às 20h –

Saruê Perfumado (encontro de fanfarras e grupos de percussão) – 13h às 19h – Avenida W3, entre 506 e 508 Sul – Asa Sul

Bloco Sustentável do Patubatê – 15h às 19h – Setor Comercial Sul, Setor Carnavalesco – Asa Sul

Concentra Mais Não Sai – 15h às 22h – EQN 404/405 – Asa Norte

CarnaVitrola – 16h às 22h – Eixão Norte, na altura da 211 Norte

Bloco do Amor – 15h às 21h – Via de serviço S2 – Asa Sul

Afro Àsé Dúdú – 16h às 22h – Taguaparque – Estacionamento em frente ao Centro Cultural – Taguatinga

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora