Dez integrantes de facção criminosa foram presos em flagrante, nesta terça-feira (26.06), em uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, no município de Cáceres (228 km a oeste de Cuiabá). Eles foram flagrados com grande quantidade de entorpecentes, entre tabletes de maconha e papelotes de pasta base de cocaína,
Oito pessoas flagradas em posse do entorpecente e dos objetos de origem ilícita foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e corrupção de menores.
Dois menores de idade, de 14 e 17 anos, responderão pelos atos infracionais de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.
As diligências iniciaram após informações de que integrantes de uma organização criminosa estavam em uma residência, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, comercializando drogas, armas e também planejando a prática de homicídios em Cáceres.
Após monitoramento, as equipes policiais cercaram o local, momento em que diversos integrantes do grupo criminoso começaram a fugir da casa, pulando muros, sendo realizada a detenção de seis suspeitos. Ainda durante a abordagem dos suspeitos, os policiais visualizaram um tablete de maconha e uma balança de precisão que estavam em cima do fogão.
Em buscas na residência, foi encontrada uma mala onde estava guardada uma arma de fogo calibre 38 e um pedaço grande de maconha. Em um armário na cozinha, foi localizada uma bolsa feminina com 118 papelotes de pasta base de cocaína.
Durante os trabalhos, os policiais receberam novas informações de que um dos suspeitos havia fugido para outra residência nas proximidades. No local, foram encontradas mais porções de entorpecentes, entre elas, quatro tabletes de maconha, pedaços menores da mesma substância, além de um simulacro de arma de fogo e R$ 795 em dinheiro.
Todo material ilícito foi apreendido e os dez suspeitos conduzidos à Delegacia de Cáceres, onde foi lavrado o flagrante. ¿¿¿¿¿¿¿
A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.
A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.
Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).
Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).