O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, em 2024, a descontaminação e reciclagem de 2.185 veículos que estão nos pátios de mais de 70 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) e Agências Municipais no interior do Estado. A ação é um trabalho para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo o Estado.
Segundo o gerente de Leilão do Detran-MT, Lupercio de Lima Soares, a estimativa é reciclar cerca de mil toneladas de materiais. “Foi realizada a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis”, contou.
Os veículos foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas. São carros e motocicletas que estão parados nos pátios das CIRETRANs e Agências Municipais e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano.
Os donos dos veículos foram notificados através de edital publicado em Diário Oficial do Estado com antecedência pelo Detran-MT. Mas, muitas vezes, não providenciaram a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.
Limpa pátio
O Detran-MT reciclou, nos últimos cinco anos, mais de 30 mil veículos que não estão mais disponíveis para uso. Além disso, realizou seis leilões de mais de 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, o que limpou os pátios da autarquia em Cuiabá, no interior, das agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.
“A limpeza dos pátios é uma ação contínua prioritária na atual gestão para manter os pátios sempre organizados e também a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambientes”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Fonte: Governo MT – MT