O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou, nos dias 01 e 02 de outubro, na sede do órgão, uma prova de conceito com três empresas de vistoria veicular credenciadas. O objetivo foi identificar possíveis falhas e garantir que todas as empresas estejam em conformidade com os padrões técnicos e regulatórios exigidos pelo Detran-MT para a realização das vistorias veiculares no Estado.
De acordo com a coordenadora de Credenciamento do Detran-MT, Danielle Bastos, essa medida é fundamental para assegurar uniformidade e isonomia nos processos, sendo um procedimento já aplicado em situações semelhantes, como no credenciamento de estampadores de placas veiculares.
A Prova de Conceito avaliou as soluções implementadas pelas empresas quanto ao cumprimento dos requisitos técnicos e normativos, reforçando a integridade do processo e promovendo maior transparência nas operações.
“Este procedimento é fundamental para garantir que todas as empresas credenciadas sigam rigorosamente as mesmas exigências estabelecidas pelo Detran-MT, assegurando não apenas a qualidade, mas também a uniformidade dos serviços prestados em todo o Estado. Com isso, o cidadão pode ter a tranquilidade de que a vistoria do seu veículo está sendo realizada com os mais altos padrões de segurança e confiabilidade”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Conforme a coordenadora de Credenciamento, Danielle Bastos, o compromisso do Detran-MT é zelar pela transparência e pelo cumprimento das normas, promovendo um ambiente de confiança e isonomia entre todos os credenciados.
O serviço de vistoria prestado pelas empresas credenciadas começa com a validação facial, em tempo real, do vistoriador e do condutor do veículo a ser vistoriado. Além disso, é realizada a leitura eletrônica da placa, do OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) do chassi e do número do motor. O sistema utilizado pelo Detran-MT também permite o georreferenciamento do local e horário da vistoria.
A tecnologia adotada previne fraudes, como adulteração e clonagem, por meio da verificação eletrônica da regularidade do chassi, motor, marca, modelo e cor do veículo, conforme padrões internacionais.
“Esses mecanismos de segurança são essenciais para reduzir os riscos de fraudes e garantir a transparência no processo de vistoria”, reforçou o presidente Gustavo Vasconcelos.
Atualmente, 77 empresas de vistoria veicular estão credenciadas pelo Detran-MT, proporcionando maior liberdade de escolha para o cidadão. O serviço de vistoria veicular também pode ser feito nas unidades do Detran no Estado.
Os laudos de vistoria emitidos são utilizados em diversos processos, como transferência de propriedade, alteração de características do veículo, troca de placas, entre outros.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.
Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.
A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.
Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.
A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.