Connect with us

BRASIL

Desmonte dos garimpos ilegais no MT são iniciados pela PF

Publicado

em

Operação PF Contra Madeira e Garimpo em Terra Indígena no Mato Grosso - 22.06.202222.06.2022
Divulgação Polícia Federal Mato Grosso

Operação PF Contra Madeira e Garimpo em Terra Indígena no Mato Grosso – 22.06.202222.06.2022

Foi deflagrado pela Polícia Federal nesta terça-feira (21) a nova fase da operação Alfeu, cujo objetivo é reprimir as atividades criminosas de garimpo de ouro e de apropriação ilícita de bens da União nos territórios indígenas de Sararé, localizado próximo aos municípios de Pontes e Lacerda (MT).

Além da PF, o Exército também participa da ação (Operação Águia), a Polícia Militar Ambiental e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). 

O objetivo da nova fase é a apreensão das máquinas utilizadas para ações criminosas. Caso o maquinário esteja em boas condições de funcionamento, e possa ser retirado pela mata, eles serão destinados para os órgãos públicos e municípios das árias degradadas, seguindo assim a determinação judicial.

Já em casos de bens sem valor expressivo ou que a remoção do local seja dificultada, a PF irá destruir os equipamentos para, assim, reprimir as práticas criminosas.

A PF planeja reunir materiais que comprovem as ações, para assim, dar prosseguimento às investigações e identificar os financiadores. É esperado ainda que a corporação desfaça a organização criminosa que vem causando danos ambientais irreversíveis nas terras dos Sararé.

A PF informa que o local é bastante conhecido pela “intensa” atividade de extração ilegal de minério. Segundo a instituição, a prática exige uma atuação da PF de forma mais investigativa e, quando necessário, com ações mais ostensivas.

As regiões centrais da Amazônia são as que mais sofrem com o garimpo ilegal. Com isso, há a necessidade de intervenção das Terras Indígenas de Sararé. Mas essas não são as únicas, uma vez que a Força Nacional vem trabalhando para impedir a exploração dos recursos naturais pelo Brasil.

No dia 15 de março, por exemplo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar a FUNAI nos locais de terras indígenas nos estados do Pará, Mato Grosso e no Rio Grande do Sul.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora