Connect with us

MATO GROSSO

Desfile apoiado pela primeira-dama Virginia Mendes valoriza a cultura e a arte afro em MT

Publicado

em

Glamour e cores vibrantes marcaram a 3ª edição do desfile Afro Fashion, uma iniciativa idealizada e organizada pelo produtor de moda Marcelo Rondon. O evento realizado nesta segunda-feira (27.11) contou com o apoio da madrinha, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que prestigiou a ocasião ao lado do governador Mauro Mendes, além do respaldo do deputado estadual Paulo Araújo.

Além do desfile, foram entregues homenagens com Moção de Aplausos e o troféu Mãe Bonifácia, a primeira-dama Virginia Mendes e outras 38 personalidades foram agraciadas.

O desfile Afro Fashion, conforme o projeto, tem como propósito transformar vidas de jovens afrodescendentes, valorizando a cultura, arte e beleza. A plateia teve o privilégio de assistir a 50 modelos, incluindo crianças, jovens e adultos, preparados pela empresa Rondon Models Produções e Eventos.

Nesta edição, a expressão da cultura afro foi o ponto central do evento. A primeira-dama Virginia Mendes enfatizou que todas as pessoas, independentemente de cor ou diversidade, têm o direito de estar onde desejam.

“Todas as pessoas, independente da etnia, cor, religião, merecem estar onde desejarem. O evento, além de belo, nos convida à reflexão sobre o que temos feito em relação ao racismo e qual é o nosso posicionamento diante das barbáries que ainda testemunhamos. Agradeço ao deputado Paulo Araújo pela parceria, ao querido Marcelo Rondon e a todas as pessoas que contribuíram para a realização deste evento”, afirmou a primeira-dama.

O governador Mauro Mendes destacou a importância de reconhecer a cultura afro. “Receber todos vocês aqui no Palácio Paiaguás é uma grande alegria, num momento de reconhecimento e manifestação cultural. Nossa cultura afro é fundamental no Brasil e extremamente importante em Mato Grosso. É essencial que o Estado, a sociedade e todos nós compreendamos a diversidade plural do nosso país”, declarou.

O deputado estadual Paulo Araújo enfatizou a importância da ação coletiva para a realização do evento. “Essa ação é extremamente importante para o nosso Mato Grosso. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por abraçar essa causa, ao governador Mauro Mendes por todo o apoio, ao idealizador Marcelo Rondon por nos dar a oportunidade de ajudar a realizar este lindo evento e a todas as pessoas que contribuíram para este resultado”.

Marcelo Rondon anunciou que, a partir deste evento, o projeto entra para o rol de eventos oficiais. “O evento foi incrível, a palavra é gratidão. Foi maravilhoso sermos recebidos aqui no Palácio Paiaguás. Agora, o Mato Grosso Fashion Day realmente entrou para a honraria dos melhores eventos do Estado”.

O jornalista Raul Lázaro recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho voluntário prestado a pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “Há nove anos estou com o projeto ‘Hip Hop Combate as Drogas’, levando uma mensagem de esperança, amor e caridade. Agradeço a oportunidade de estar aqui no evento e receber esta homenagem das mãos da primeira-dama Virginia Mendes foi muito especial”.

A poetisa e presidente Imortal da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene de Carvalho, recebeu uma Moção de Aplausos e exaltou a vitrine de oportunidades proporcionada pelo Palácio Paiaguás a todos os participantes.

“Agradeço de coração o reconhecimento e ressalto que foi muito interessante a forma como o Palácio Paiaguás acolheu a diversidade. A primeira-dama Virginia Mendes é uma mulher empoderada e comprometida com essa causa, sendo uma influência positiva”.

Nesta edição, o Desfile Afro Fashion arrecadou caixas de leite que serão doados para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá, com atendimento de mais de 1.400 pacientes por mês.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora