Connect with us

MATO GROSSO

Desenvolve MT realiza atendimento especial a empreendedores do setor industrial

Publicado

em

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, realizou o Dia D de atendimento aos empresários do setor industrial, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), nesta quarta-feira (14.08). A iniciativa atraiu inúmeros empreendedores interessados em tirar dúvidas e iniciar suas solicitações de crédito.

O atendimento especial ocorreu em parceria com o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Fiemt, por meio Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), e teve como principal objetivo fornecer suporte e orientação aos empresários interessados em expandir seus negócios por meio da Linha Desenvolve Empresarial.

Entre os participantes estavam os empresários Fábio Wolf, Ednaldo Leal e Adenilson Ribeiro, que demonstraram grande interesse na implantação de energia solar. “Viemos tentar a captação de crédito para implantação de energia solar na Sorveteria Moreninha, do Adenilson”, esclarece Fábio, da Flow Light Solar.

O crédito oferecido pela Desenvolve MT é abrangente e pode ser utilizado para diversos fins relacionados à expansão industrial, incluindo obras civis, aquisição de insumos e estoques, compra de máquinas e equipamentos, além da instalação de usinas fotovoltaicas e outros investimentos estratégicos.

“Achamos o processo tranquilo e estamos verificando a possibilidade de continuar com a Desenvolve. Além disso, estou recomendando a Agência para outros clientes que também têm interesse na implantação de novas tecnologias e na expansão de seus negócios. Um deles, inclusive, tem interesse em fazer uma usina fotovoltaica de 30 mil kWh”, afirmou Ednaldo Leal, também da Flow Light.

Os empreendedores que procuraram o atendimento eram principalmente do segmento alimentício, de energia solar e moveleiro, como Valdirene, da Movelaria Brasil, que pretende expandir seu negócio.

“Meu objetivo é investir em maquinário e reforma, gostei muito do atendimento e agora vou esperar o retorno para continuar com a solicitação”, destaca a empreendedora.

Atraídos pelos juros baixos, 26 participantes, que fizeram o agendamento prévio, tiveram a oportunidade de debater e esclarecer as possibilidades de financiamento para apoiar o desenvolvimento de seus empreendimentos.

“Parcerias como essas que temos com a Fiemt nos ajudam a impulsionar cada dia mais os diversos segmentos da economia mato-grossense. Nesta ocasião, muitos empreendedores já aproveitaram para dar início à solicitação”, destaca Maristela de Almeida, gerente de BackOffice da Desenvolve MT.

Crédito

A linha Desenvolve Empresarial tem duas modalidades de financiamento, a Invest e a Invest Mix, que possuem crédito de até R$1,5 milhão de reais, carência de até 1 ano e até 10 anos para pagamento. A Invest atende com taxa de juros de até 1,0% ao mês, já a Invest Mix, que possui capital de giro associado, trabalha com taxas de juros de até 1,20% a.m.

Ambas as linhas oferecem 30% de desconto nas taxas para clientes adimplentes e financiam desde obras civis até máquinas e insumos. Conheça um pouco mais sobre as linhas da Agência em desenvolve.mt.gov.br ou entre em contato através do número (65) 3613-7900.

Com colaboração de Clara Campos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora