A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, destacou as estratégias utilizadas pelo Governo de Mato Grosso para garantir que o crédito chegue até as comunidades durante o “Fórum Debate: O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) na Geração de Impacto Social”. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em Natal, Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (23.05).
O fórum teve como objetivo discutir o papel do crédito para fomentar o empreendedorismo e o impacto social. A presidente da Desenvolve MT participou como painelista no tema “Fishbowl – O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística”.
Durante o debate, a presidente dialogou com representantes do Sebrae Nacional, Agência de Fomento de Pernambuco (AGE), Desenvolve Alagoas e Crediamigo – BNB sobre o impacto transformador do crédito em pequenos negócios, destacando como ele pode estimular o empreendedorismo, a inovação, a inclusão social e a diversidade.
Mayran também ressaltou o alcance do fundo garantidor. “O fundo garantidor é uma ferramenta importantíssima de acesso ao crédito e faz com que as pessoas possam, de fato, obter crédito. Antes, muitos percorriam todo o processo e, ao chegar à etapa de garantia, não conseguiam prosseguir. Agora o Estado possui um fundo próprio, o MT Garante, mas também utilizamos o Fampe, fundo garantidor do Sebrae”, destacou.
O Fundo de Aval do Governo de Mato Grosso, o MT Garante, em um ano e meio de atividade já possibilitou a liberação de mais de R$ 280 milhões em recursos para garantia de operações de crédito realizadas nas instituições financeiras credenciadas.
A agência busca estar cada vez mais próxima dos empreendedores, jovens, mulheres e para a família como um todo, para que eles consigam através do crédito fazer os seus negócios acontecerem. Para isso, tem integrado esforços e realizado parcerias com outras secretarias, como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), além das prefeituras, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs) e juntas comerciais.
Mayran enfatizou a importância da colaboração e do papel do poder público no apoio aos empreendedores. “Temos o compromisso de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos, saindo da condição em que estão para se tornarem mais independentes. Esse é o nosso papel. Temos recursos, fundos garantidores e pessoas preparadas para transformar sonhos em realidade com responsabilidade”, concluiu.
Para aqueles que queiram assistir o debate na íntegra e os demais paineis, o evento foi transmitido e está disponível no canal da ABDE no Youtube.