A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, destacou as estratégias utilizadas pelo Governo de Mato Grosso para garantir que o crédito chegue até as comunidades durante o “Fórum Debate: O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) na Geração de Impacto Social”. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em Natal, Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (23.05).
O fórum teve como objetivo discutir o papel do crédito para fomentar o empreendedorismo e o impacto social. A presidente da Desenvolve MT participou como painelista no tema “Fishbowl – O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística”.
Durante o debate, a presidente dialogou com representantes do Sebrae Nacional, Agência de Fomento de Pernambuco (AGE), Desenvolve Alagoas e Crediamigo – BNB sobre o impacto transformador do crédito em pequenos negócios, destacando como ele pode estimular o empreendedorismo, a inovação, a inclusão social e a diversidade.
Mayran também ressaltou o alcance do fundo garantidor. “O fundo garantidor é uma ferramenta importantíssima de acesso ao crédito e faz com que as pessoas possam, de fato, obter crédito. Antes, muitos percorriam todo o processo e, ao chegar à etapa de garantia, não conseguiam prosseguir. Agora o Estado possui um fundo próprio, o MT Garante, mas também utilizamos o Fampe, fundo garantidor do Sebrae”, destacou.
O Fundo de Aval do Governo de Mato Grosso, o MT Garante, em um ano e meio de atividade já possibilitou a liberação de mais de R$ 280 milhões em recursos para garantia de operações de crédito realizadas nas instituições financeiras credenciadas.
A agência busca estar cada vez mais próxima dos empreendedores, jovens, mulheres e para a família como um todo, para que eles consigam através do crédito fazer os seus negócios acontecerem. Para isso, tem integrado esforços e realizado parcerias com outras secretarias, como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), além das prefeituras, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs) e juntas comerciais.
Mayran enfatizou a importância da colaboração e do papel do poder público no apoio aos empreendedores. “Temos o compromisso de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos, saindo da condição em que estão para se tornarem mais independentes. Esse é o nosso papel. Temos recursos, fundos garantidores e pessoas preparadas para transformar sonhos em realidade com responsabilidade”, concluiu.
Para aqueles que queiram assistir o debate na íntegra e os demais paineis, o evento foi transmitido e está disponível no canal da ABDE no Youtube.
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu, nesta quinta-feira (21.11), um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Minas Gerais.
O foragido vinha sendo procurado pelo crime de tráfico de drogas, após ser preso na cidade de Uberlândia (MG) com entorpecentes trazido do Paraguai.
Na época dos fatos ele foi preso em flagrante, mas foi colocado em liberdade condicional mediante uso de tornozeleira eletrônica.
No entanto, o homem rompeu o equipamento e fugiu. Diante da conduta, ele acabou tendo a prisão decretada pelo rompimento de tornozeleira eletrônica e pelo tráfico de drogas.
Ao ser localizado pelos policiais civis em Guarantã do Norte, ele foi conduzido para as providências cabíveis e colocado à disposição da Justiça.