Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), composta pela desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves; pelo desembargador Lídio Modesto da Silva Filho; pela juíza auxiliar da Presidência, Viviane Brito Rebello; pela assessora Laura Andreia Alves Castelano; e pelo gestor de projetos e inovação, Nestor José Comachio Junior, realiza visita técnica à Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), nessa quarta-feira e quinta-feira (3 e 4 de julho).
Eles foram recepcionados pelo corregedor geral, desembargador Olímpio Galvão; pelo supervisor do laboratório de inovação do TJPI – Opala-LAB, desembargador José Wilson Júnior; pelo desembargador decano Haroldo Rehem e por magistrados de diversas comarcas piauienses.
O objetivo principal da visita é conhecer as ferramentas tecnológicas e os painéis inovadores implementados pela CGJ-PI, que têm sido essenciais para a eficiência e celeridade na prestação jurisdicional no Piauí. Nesta manhã, a comitiva conheceu o Robô de Informações da Corregedoria (RIC), que foi alvo de assinatura de termo de cooperação técnica para que o TJMT passe a também dispor dessa inovação. Eles também conheceram o painel DataCor, plataforma de celeridade processual desenvolvidas pela Corregedoria piauiense.
A recepção da comitiva mato-grossense foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio Galvão, que presidiu a reunião e apresentou as inovações tecnológicas adotadas pela justiça de primeiro grau do Piauí. Durante a apresentação, o magistrado destacou a satisfação em compartilhar as boas práticas que têm transformado o Judiciário do Piauí em referência nacional.
“Receber a comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso é uma oportunidade valiosa para mostrar as ferramentas tecnológicas que temos desenvolvido. Estas ferramentas têm sido fundamentais para a melhoria dos serviços prestados à sociedade piauiense”, afirmou.
No primeiro dia de visita técnica, os membros do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria (Napia/CGJ), Leandro Sampaio, Sávio Carneiro e Antonio Waldo, realizaram apresentações detalhadas das plataformas RIC e DataCor, que são ferramentas automatizadas que permitem o acompanhamento eficiente dos processos de todas as unidades judiciárias do 1º grau de jurisdição do Piauí.
A desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves expressou seu agradecimento pela recepção e ressaltou a expectativa de aprender com as práticas da CGJ piauiense. “Agradecemos a recepção cordial que tivemos aqui no Piauí. As expectativas são altas, pois sabemos da excelência dos painéis tecnológicos e ferramentas que a Corregedoria piauiense utiliza. Nosso objetivo é absorver o máximo de conhecimento possível para aprimorar os serviços judiciais em Mato Grosso, proporcionando mais eficiência e agilidade para nossa população”, concluiu.
Nesta quinta-feira (4 de julho), está prevista apresentação do Painel de Monitoramento de Litigância Serial, Painel Maat, TJPI Descomplica e visita ao Núcleo de Apoio aos Gabinetes (NAGAB) e ao Núcleo de Apoio às Secretarias (NASEC).
Parceria – Desde o ano passado, a gestão do TJMT tem estreitado laços de cooperação com o TJPI, por meio de visitas técnicas e trocas de experiências, principalmente no âmbito do primeiro grau de jurisdição. Em março do ano passado, o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva foi até àquele estado para conhecer os resultados na área de Regularização Fundiária. Saiba mais.
O intercâmbio mais recente ocorreu em janeiro deste ano, quando uma comitiva piauiense, liderada pelo desembargador Olímpio Galvão, veio até o TJMT para conhecer diversos sistemas da CGJ-MT. Saiba mais.
“Não é a primeira vez que Mato Grosso vem ao Piauí. É a minha primeira vez, como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. E a impressão é sempre cada dia melhor pela receptividade, pelo calor humano e pela troca de experiências, sempre aprendendo e vendo o Poder Judiciário do Piauí se destacando no seu trabalho de excelência e compartilhando isso com todos os outros Poderes. Mato Grosso teve a honra de receber o Piauí. Hoje nós estamos vindo aqui e esperamos que isso continue para que todo Poder Judiciário, não só Piauí e Mato Grosso, mas de todo o Brasil, possa realmente melhorar e melhor servir aos nossos cidadãos”, destacou a desembargadora Antônia Siqueira.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Da esquerda para a direita, em pé, estão o desembargador Lídio Modesto, a desembargadora Antônia Siqueira, a juíza Viviane Rebello e o corregedor geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio Galvão. Foto 2: Em um auditório da CGJ-PI, a comitiva do TJMT e membros do TJPI estão sentados, assistindo a uma apresentação.
Celly Silva/Fotos: TJPI
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Com informações da Assessoria de imprensa da CGJ-PI
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT