Connect with us

MATO GROSSO

Desembargadora Maria Erotides destaca patrimônio cultural e moral de Lenine Póvoas a Mato Grosso

Publicado

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso, representado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, fez parte das comemorações em homenagem ao Centenário do Escritor Lenine de Campos Póvoas. Presidida pelo deputado estadual Beto Dois a Um, a sessão solene com a presença de autoridades, escritores, acadêmicos e representantes da comunidade literária, foi realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso na noite desta terça-feira (13 de junho).
 
As comemorações foram marcadas pela entrega das principais obras impressas do projeto de reedição dos livros de Lenine de Campos Póvoas, executados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e com o patrocínio do Instituto Memória do Poder Legislativo “Deputado Lenine de Campos Póvoas”, e publicação da Editora Entrelinhas.  
 
A desembargadora Maria Erotides, que recebeu a coleção das obras reeditadas de Lenine, destacou a imensa contribuição cultural e moral de Lenine de Campos Póvoas há sociedade mato-grossense.
 
“O Tribunal de Justiça de Mato Grosso se sente extremamente honrado de ser parte desse momento. Todos nós desembargadores nos sentimos um pouquinho filhos de Lenine, porque somos irmãos de Maria Helena Póvoas, que está há quanto tempo conosco no Poder Judiciário, uma exímia operadora do direito. A homenagem e o resgate de toda sua obra é também uma homenagem ao Poder Judiciário de Mato Grosso. E a importantíssima iniciativa de reeditar as obras de Lenine, onde todos nós ganhamos, somente fortalece a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, plural e principalmente, mais culta, assim como ele era, mestre, culto, inteligente e um grande homem”, afirmou a desembargadora.
 
Lenine de Campos Póvoas (Cuiabá, 1921-2003) foi professor, advogado, jornalista, escritor, cientista político, administrador público, político e historiador. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, membro da Academia Mato-grossense de Letras, onde foi presidente por 10 anos. Publicou diversos livros nas áreas de Geografia, História, Administração Pública e Cultura relativos ao Estado de Mato Grosso.
 
Representando a família do escritor, o advogado Lenine Póvoas Abreu Neto. Para ele a homenagem ao seu avô é uma honraria não só para os familiares, mas para todos os mato-grossenses. “Temos dentro da nossa casa, da nossa família, que conhecimento merece ser democratizado, inclusive o povo que não conhece seu passado tem dificuldade em entender seu presente e programar seu futuro”.
 
O advogado disse também que o livro “Mato Grosso: um convite a Fortuna”, escrito há quase cinquenta anos pelo seu avô já anunciava e desvendava a explosão do agronegócio, das oportunidades e aquecimento da economia.
 
Livros que compõem a coleção reeditada:
 
Mato Grosso: um convite à fortuna
Sobrados e casas senhoriais de Cuiabá
Influências do Rio da Prata em Mato Grosso
Cuiabá de outrora: Testemunho ocular de uma época
Reminiscências
O caos brasileiro
Os italianos em Mato Grosso
História de Mato Grosso: Síntese
História da cultura mato-grossense
O ciclo do açúcar e a política de Mato Grosso
História Geral de Mato Grosso: dos primórdios à queda do império (volume 1)
História Geral de Mato Grosso: da proclamação da República aos dias atuais (volume 2)
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Ao centro da foto, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip recebe a coleção comemorativa em homenagem ao centenário de Lenine Póvoas. A sua esquerda, o advogado Lenine Póvoas Abreu Neto, e a sua direita, o deputado estadual Beto Dois a Um.
 
Naiara Martins / Fotos: Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora