A desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, participou nessa terça-feira (17 de setembro) da aula inaugural do curso técnico em serviços de apoio a pessoas com deficiência no ambiente escolar, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
A desembargadora falou sobre o trabalho realizado no Tribunal de Justiça na luta pela ampliação e conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. Várias iniciativas da comissão foram apresentadas pela magistrada, tais como curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), cursos e palestras que a comissão promove, além de explicar conceitos como acessibilidade.
“Esse curso é muito importante porque vai auxiliar deficientes visuais, alunos surdos, cegos, autistas na sala de aula, a desenvolver qualquer atividade, saber lidar com essas crianças”, pontuou a desembargadora.
A aula inaugural e entrega de material contaram com a presença de professores, alunos, autoridades do Governo e instituições parceiras. Ao todo, são ofertadas 600 vagas gratuitas para o curso, que foram distribuídas em Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste. O curso terá duração de cerca de um ano. Os alunos receberão capacitação necessária para suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto horizontal colorida da desembargadora Nilza no palco falando em um microfone para o público, que está sentado abaixo, de costas para a câmera. Ao fundo, há a projeção de tela de uma imagem de uma escola na parede.