MATO GROSSO

Desembargador Lídio Modesto da Silva Filho é o 35º entrevistado do Por Dentro da Magistratura

Publicado

em

Já está no ar a 35ª edição do programa Explicando Direito, com uma entrevista com o desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, na qual ele fala sobre sua vida e carreira ao longo de 25 anos de magistratura no Judiciário mato-grossense.
 
Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá, Lídio é mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
 
Juiz de Direito do Poder Judiciário de Mato Grosso desde fevereiro de 1999, foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (biênio 2023/2024) e em 21 de fevereiro deste ano tomou posse como desembargador. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral, ele é o atual diretor da Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam). Também é membro da Academia Mato-grossense de Direito (AMD). É autor dos livros “Mecanismos Internacionais Não-convencionais de Proteção ao Meio Ambiente: a Prática Interamericana”, “Propaganda eleitoral” e “Decisão judicial e a teoria da justiça de John Rawls”.
 
Na entrevista, ele contou sobre o anseio de ser magistrado. “Quando eu completei 14 anos, foi a primeira vez que falei para o meu pai que eu queria ser juiz”, assinala. O desembargador contou ainda a experiência prévia, na área de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, antes da magistratura, onde atuou em diversas frentes, e os preparativos para o concurso.
 
Ele atuou nas comarcas de Guiratinga, Alta Floresta, Sorriso, Tangará da Serra e Cuiabá, onde sempre atuou como diretor do Foro e juiz eleitoral. Lídio contou ainda sobre o processo de informatização do Judiciário e sua participação no processo de concepção do Processo Judicial Eletrônico (PJe), quando foi convocado pelo Conselho Nacional de Justiça. Abordou ainda o papel da inteligência artificial na rotina dos servidores e magistrados.
 
“E qual vai ser a função, então, do servidor e do magistrado? Pensar. A máquina utiliza a inteligência artificial para cuidar do machine learning, ela aprende com repetição. E nós vamos, ainda que haja deep learning, mais profundo, a metodologia de aprendizado de máquina, mas somos nós que estamos ensinando. Então, jamais nós seremos substituídos nas atividades intelectuais, sobretudo pelo fato de que nós somos seres sencientes e os computadores não são”, avaliou. “Somos nós que atendemos os seres humanos, nós que recebemos os anseios humanitários das lides que são postas às portas do Poder Judiciário, e nós temos a sensibilidade.”
 
Clique neste link para assistir à integra do programa, conduzida pelo juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Filho, no qual ele fala sobre diversos outros temas, como os livros que escreveu e a experiência como desembargador.
 
O programa Por Dentro da Magistratura pretende conhecer experiências e condutas de magistrados(as) a partir de situações durante a carreira, opiniões, escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a magistrados e magistradas. Ele é veiculado no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube (@tjmtoficial).
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: peça publicitária colorida. Na lateral esquerda, o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central, o logo do Programa Por Dentro da Magistratura e a foto do desembargador Lídio Modesto, acompanhados do texto: Desembargador Lídio Modesto. Assista agora! 35º episódio. Ele é um homem de pele branca, com cabelos escuros. Assina a peça o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News