Com o inverno no hemisfério sul, muitos brasileiros estão prontos para aproveitar a neve em destinos mais próximos. A América do Sul oferece diversas estações de esqui ideais para quem busca diversão e aventura, e a Argentina e o Chile, são os locais ideais para viver esse momento. Conhecidos por suas belas paisagens e infraestrutura completa, nossos vizinhos proporcionam experiências para esquiadores iniciantes e para os mais experientes.
Segundo as dicas da agência Teresa Perez, os melhores meses para aproveitar a temporada de esqui na América do Sul são julho, agosto e setembro.
Em julho, a temporada alta começa com neve fresca e muitas opções de atividades para toda a família. Agosto é o mês que geralmente apresenta as melhores condições de neve, com maior quantidade e qualidade, ideal para esquiadores de todos os níveis, e em setembro, no final da temporada, há menos turistas e as condições de neve ainda são excelentes.
Conheça as principais estações:
Argentina
Bariloche é um dos destinos mais populares entre os brasileiros. A estação oferece pistas de diferentes níveis de dificuldade, tornando-se uma opção perfeita para famílias. Novidades como descidas em snow BMX, snow tubing e trenós garantem ainda mais diversão.
Ushuaia, localizada na extremidade da Patagônia, é a cidade turística mais austral do planeta. A estação Cerro Castor, com seus 32 quilômetros de pistas, oferece desafios para esquiadores de todos os níveis. Além do esqui, a cidade é um destino imperdível por sua paisagem e a variedade de atividades, como o golfe na neve.
San Martín de Los Andes, é o destino para aqueles que buscam uma experiência mais tranquila, San Martín preserva o charme alpino e fica próxima à estação Chapelco. É ideal para quem deseja esquiar e ao mesmo tempo desfrutar de belos lagos e uma atmosfera serena.
Chile
Valle Nevado é um dos maiores e mais famosos resorts de esqui do Hemisfério Sul. Localizado a mais de 3 mil metros de altitude, oferece mais de 20 km de pistas para todos os níveis de esquiadores, e combina adrenalina e paisagens espetaculares.
Portillo é reconhecida por sua neve de alta qualidade e vistas deslumbrantes da Laguna Del Inca, o local é a estação de esqui mais antiga da América do Sul. Situada a cerca de 170 km de Santiago, é um refúgio perfeito para aventureiros que buscam desafios e relaxamento em meio à Cordilheira dos Andes.
Chillán se destaca por abrigar a Três Marias, uma das pistas mais longas do continente. Além do esqui, a região vulcânica oferece paisagens impressionantes e uma variedade de atividades, como hiking e escalada. As termas naturais de águas mornas são um atrativo adicional para quem deseja relaxar após um dia nas pistas.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.