A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 47% em pesquisa divulgada ontem pela CNN/Atlas. O índice iguala o pior resultado desde o início da gestão do petista, registrado em novembro de 2023. Por outro lado, 51% dos entrevistados afirmaram aprovar o governo Lula e 2% não souberam responder.
O instituto Atlas Intel ouviu 3.601 pessoas entre os dias 7 e 11 de junho, com uma margem de erro de um ponto porcentual e índice de confiança de 95%.
Avaliação do governo está em empate técnico
Segundo a pesquisa, o índice de entrevistados que avaliam o governo Lula como “ótimo ou bom” é de 42,6%, empatando tecnicamente com o número de pesquisados que o consideram como “ruim ou péssimo”, que é de 42,8%.
Há ainda 14,3% dos entrevistados que avaliam o desempenho do presidente como “regular” e 0,3% que não souberam responder.
Aprovação por opção de voto em 2022
A pesquisa do Atlas Intel também apontou que a aprovação ou rejeição ao governo Lula está associada à escolha do entrevistado no segundo turno da eleição presidencial de 2022.
Entre os que votaram em Lula naquela ocasião, a aprovação chega a 95,4%. Já entre os eleitores do então presidente Jair Bolsonaro, a rejeição ao petista é de 96,4%.
Quanto aos que não votaram nem em Lula, nem em Bolsonaro, a aprovação ao presidente supera as menções negativas. É o caso dos entrevistados que votaram nulo ou branco (51,4% a 43,7%) ou que não foram votar no segundo turno (53% a 32,3%).