Connect with us

MATO GROSSO

Deputado Valmir Moretto participa de Seminário em Comemoração aos 35 Anos da Constituição de Mato Grosso

Publicado

em

O Deputado Estadual Valmir Moretto esteve presente nesta segunda-feira (18), na solenidade que celebrou os 35 anos da Constituição de Mato Grosso, realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, da Assembleia Legislativa do Estado (ALMT).

O evento contou com a participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes, além de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.

O seminário, buscou promover uma reflexão sobre a trajetória da Constituição Estadual e os desafios atuais de sua implementação. Durante o evento, foram abordados temas como direitos fundamentais, democracia, sustentabilidade e os impactos da Constituição de Mato Grosso no desenvolvimento do Estado.

Para o deputado Valmir Moretto, a realização do seminário foi um momento importante não apenas para reconhecer a relevância da Constituição Estadual, mas também para refletir sobre os aprendizados adquiridos ao longo desses 35 anos. “Este seminário é fundamental para reafirmarmos os princípios que sustentam nossa Constituição, além de ser uma oportunidade de aprendizado e debate sobre os desafios que ainda enfrentamos”, afirmou o parlamentar.

A programação do seminário contou com uma série de palestras, com destaque para as contribuições dos ministros do STF. O evento foi iniciado com a exibição de um breve documentário sobre a promulgação da Constituição de Mato Grosso, em 5 de outubro de 1989.

Em seguida, o Dr. José Esteves de Lacerda Filho, Constituinte Estadual, ministrou a palestra “História e Evolução da Constituição do Estado de Mato Grosso”, oferecendo uma visão aprofundada sobre os marcos históricos da Carta Magna estadual.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, abordou o tema “Direitos Fundamentais e o STF: Proteção e Efetividade”.
A terceira palestra foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, que tratou do tema “O STF e a Crise da Democracia: Reflexões e Respostas”.
Por fim, o seminário foi encerrado com a palestra do ministro Flávio Dino, que apresentou uma análise sobre “O STF e a Proteção do Meio Ambiente: Entre a Constituição e a Sustentabilidade”, refletindo sobre os desafios da sustentabilidade ambiental à luz da Constituição Federal e Estadual.

O evento, foi um marco na comemoração dos 35 anos da Constituição de Mato Grosso.

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de manutenção de celulares, computadores e informática

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, abriu inscrições para cursos gratuitos de informática, manutenção de computadores e manutenção de celulares para qualificação profissional de jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro.

Os cursos promoverão qualificação profissional, inclusão digital e também o reuso de computadores. A ação é realizada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

Os cursos serão oferecidos nos seguintes períodos – Informática Intermediária (matutino e vespertino), Manutenção de Computadores (matutino, vespertino e noturno) e Manutenção de Celulares (vespertino e noturno). Serão 20 vagas por turma, selecionadas por ordem de inscrição. Ao final, os alunos receberão certificado.

Os cursos terão carga horária de 60 horas. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 14 anos de idade. As aulas se iniciam no dia 25 de novembro e ocorrerão na Escola Técnica Estadual de Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas via formulário online (acesse aqui).

Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas principalmente a órgãos de interesse público. Somente em 2024, foram entregues 298 computadores a 23 instituições do Estado.

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora