O deputado estadual Sebastião Rezende (União) mantém sua luta pela viabilização de um novo Hospital Regional para Rondonópolis, que atende até 19 municípios da região sudeste de Mato Grosso e conta com uma população estimada de quase 700 mil habitantes. Após o parlamentar fazer a indicação 6042/2023, que propõe a construção do novo Hospital Regional de Rondonópolis, o parlamentar apresentou uma emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 1678/2024), de 2025, destinando recursos para dar inicio à implementação da referida unidade hospitalar.
A Lei Orçamentária Anual estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro do ano seguinte. O orçamento público projetado para 2025 é de R$ 37,076 bilhões. Em sua emenda ao próximo orçamento, Rezende propõe a destinação de R$ 120 milhões para a construção do novo Hospital Regional de Rondonópolis, uma demanda que vem sendo cobrada pela população e defendida por ele há muitos anos.
O parlamentar assevera que vem conversando nos últimos anos com o governador Mauro Mendes sobre a urgente necessidade de se construir uma nova estrutura física para o Hospital Regional de Rondonópolis, que foi projetado na década de 1980 e inaugurado no começo dos anos 2000, já defasado diante do crescimento da cidade e região. De lá pra cá, essa defasagem só aumentou. Para piorar, o hospital tem uma estrutura muito antiga e está em uma área central, sem espaço e condições para ampliação.
Com a presente emenda, Sebastião Rezende defende o apoio para aprovação da destinação desse recurso pela maioria dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Nesse sentido, aponta que a situação do Hospital Regional de Rondonópolis é de alerta, considerando que está com a estrutura de atendimento estrangulada, com quase 100% da taxa de ocupação e, constantemente, tem se formado fila de espera para a realização de cirurgias.
Diante da relevância de Rondonópolis para Mato Grosso, que possui a segunda maior economia no estado e é polo de uma das principais regiões, Rezende reforça que é inadmissível que a cidade siga há tanto tempo com uma estrutura pública de saúde que não seja capaz de atender a crescente demanda. Em outras ocasiões, o próprio governador havia reconhecido a necessidade de a cidade ter um novo Hospital Regional, mas que era preciso primeiro entregar outros hospitais em construção pelo estado – o que agora já se encontra em fase bastante avançada.
Com dedicação em prol da concretização desse intento, Rezende garante que, enquanto parlamentar, vai continuar trabalhando pela viabilização de um novo Hospital Regional em Rondonópolis, moderno, amplo e que venha ter condições estruturais de atender a grande demanda regional.
“A construção de um novo Hospital Regional, amplo e moderno, é imperiosa na região sudeste. Nós não temos mais como aguardar! Esperamos que no próximo ano o governador Mauro Mendes possa determinar a construção, sendo que temos área destinada para essa finalidade”, afirmou o deputado Sebastião Rezende.
Fonte: ALMT – MT