O Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgou na última sexta-feira (9) um dado alarmante: o Brasil registrou 408 mil casos confirmados de dengue.
O aumento dos números reflete a preocupante situação em que o país se encontra diante da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A dengue é uma enfermidade viral transmitida pela picada do mosquito infectado, que se reproduz em águas paradas, como em recipientes destampados, pneus velhos, vasos de plantas e outros locais propícios para a criação de larvas.
Além dos 408 mil casos confirmados, o Ministério da Saúde também informou que ocorreram 62 mortes relacionadas à dengue, com outros 279 óbitos em fase de investigação. Esses números alertam para a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações eficazes de combate à doença.
Diante desse cenário, especialistas em saúde pública enfatizam a importância da prevenção como a melhor forma de combater a dengue. Dentre os cuidados que a população deve tomar estão:
Eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, garrafas vazias e pratos de vasos de plantas;
Manter caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente tampados;
Realizar a limpeza frequente de calhas e ralos;
Utilizar repelentes e telas de proteção em portas e janelas;
Evitar o acúmulo de lixo e entulho em áreas externas.
Essas medidas simples podem contribuir significativamente para a redução da proliferação do mosquito transmissor da dengue e, consequentemente, para a diminuição do número de casos da doença e suas complicações.