“Participar de um evento como o Volta do Mundo Bambas oferece aos nossos alunos a oportunidade de aprimorar suas técnicas por meio do contato com atletas de outros estados. Essa experiência traz amadurecimento e aprendizado aos competidores, seja qual for o resultado obtido”, disse Francisco Guimarães, secretário-adjunto da Semcultj.
O professor do grupo Capoeira Brasil, Jefferson Reber Scholz (Bordado), acredita que o ponto alto do evento é a visibilidade que ele proporciona aos atletas. “Pelo que tenho visto nos últimos campeonatos, o nível dos nossos atletas está bem alto. A expectativa pela vitória é grande. De qualquer forma, só de estarmos lá já estamos na frente, pois eventos como o VMB atraem muitos patrocinadores, e os patrocínios são fundamentais porque alavancam a carreira do atleta”, conta.
Programação VMB8
Nesta edição, a luta mais aguardada é a de Alan Nuguette, do Distrito Federal, contra Cezar Mutante, de Minas Gerais, ambos começaram a carreira com a capoeira, e hoje são lutadores de Artes Marciais Mistas (MMA). Além disso, já competiram no Ultimate Fighting Championship (UFC).
Outro destaque da programação será a disputa pelo cinturão peso leve entre Lucas “Furacão” e Doiny “Borracha”, dois dos mais promissores nomes da capoeira no cenário atual. Nos dias 8 e 9, o VMB8 realizará palestras e oficinas em escolas públicas e Vilas Olímpicas.