Connect with us

POLÍTICA

Definidos os 24 estudantes escolhidos para o programa Parlamento Jovem

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgou a lista dos 24 estudantes eleitos para participar da 9ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem (anteriormente chamado Parlamento Mirim) nesta quarta-feira (11). Confira aqui. 13 meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes foram escolhidos por votação promovida no portal da Casa de Leis, iniciada na semana passada e encerrada na segunda-feira (9).

Durante o período de votação mais de 2300 pessoas fizeram cadastro no site da ALMT e registraram o seu voto. Inicialmente, esta edição recebeu cerca de 300 inscritos de mais de 55 escolas. Após a seleção interna das instituições de ensino, 76 candidatos disputaram as 24 vagas. Posteriormente, os coordenadores das escolas participantes vão receber de maneira física o relatório completo com a votação de cada aluno candidato como forma de dar transparência ao processo sem a exposição do desempenho dos adolescentes e crianças que concorreram no pleito.

“21 dos eleitos são alunos da rede pública, sendo oito do município de Rondonópolis, cidade representante do interior do estado. Agora os deputados jovens receberão o contato da equipe do Parlamento Jovem para que possam se preparar para as ações que começam em fevereiro de 2025. Antes disso, todos eles já vão ser colocados em contato para articularem as chapas para eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que ocorrerá no mesmo dia da posse”, afirma o coordenador do programa, Éder Dourado.

Na apuração dos votos, foram reservadas 50% das vagas reservadas aos alunos oriundos de escolas públicas e 1/3 dos lugares destinados aos candidatos oriundos do interior do estado, que nesta legislatura serão representados exclusivamente pelos inscritos do município de Rondonópolis, terceira maior cidade do estado.

Os estudantes eleitos terão a oportunidade de vivenciar um mandato de dois anos de duração com direito a visitar a capital do país, Brasília. A viagem será garantida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) e está prevista para março de 2025. Entre as atividades dos parlamentares jovens também estão palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado, participação das sessões ordinárias, acompanhamento ocasional de deputado (a) em suas atividades parlamentares desenvolvimento, apresentação de pelo menos um projeto de lei e visitas aos órgãos públicos do estado de Mato Grosso. O padrinho da 9ª Legislatura será o deputado estadual Thiago Silva (MDB), autor de indicação de retorno da iniciativa, após paralisação durante a pandemia de Covid-19.

Programa Parlamento Jovem – A ação foi repaginada a partir do Projeto de Resolução 253/2024, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto institui, dentro do Programa Jovem Cidadão, o Parlamento Jovem. A organização ficou sob a responsabilidade da Superintendência de Planejamento Estratégico da ALMT.

No novo modelo são contemplados estudantes que estão cursando o ensino fundamental, do 7º ao 9º ano, e do 1º ano do ensino médio das redes públicas e privadas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Assembleia convoca secretário de saúde para cobrar nomeação de aprovados em concurso da SES

Publicado

em

Por

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (11), a convocação do secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, para prestar esclarecimentos sobre a falta de nomeação dos aprovados no concurso público realizado neste ano. A convocação foi requerida pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). A convocação está prevista para a próxima semana e a data ainda será definida pela Assembleia.

“Aprovamos essa convocação para obter do secretário o compromisso de um calendário para nomear todos os aprovados. Até agora, foram nomeadas apenas 120 pessoas, das 406 vagas de cadastro de reserva do concurso. Além disso, vamos cobrar também a nomeação de mais concursados para preencher as mais de 7 mil vagas existentes na Secretaria de Estado de Saúde (SES) que estão em vacância”, disse Lúdio, que é médico e servidor da SES.

A Comissão de Saúde já havia tratado dessa pauta com o secretário de Saúde em agosto, em audiência pública. Lúdio lembrou que o último concurso da SES havia sido realizado há mais de 20 anos, em 2002. Foi preciso que o Ministério Público Estadual entrasse com uma ação civil pública para que o governo de Mato Grosso realizasse o concurso, depois de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Há uma mobilização dos aprovados no concurso pressionando pela nomeação. A SES vem realizando contratação em processo seletivo simplificado, inclusive de pessoas aprovadas neste concurso. E sabemos que o número de vagas existentes é superior à quantidade de vagas do concurso”, observou Lúdio.

Lúdio destacou a importância de ter servidores efetivos na Saúde Pública, e afirmou que os contratos precários nas unidades de saúde geram alta rotatividade e impedem a criação de vínculos, necessários para melhoria do atendimento à população.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora