Connect with us

MATO GROSSO

Defesa Civil promove cursos de voluntários e radiocomunicação em desastres em Nova Mutum

Publicado

em

A Defesa Civil de Mato Grosso promove, nos dias 26 e 28 de março, os cursos de radiocomunicação em desastres e voluntário no município de Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá). Confira os links de inscrição no final da matéria.

As capacitações, que são gratuitas e abertas à comunidade, fazem parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que vai de 25 a 29 de março. A programação envolve, ainda, o mapeamento de áreas de risco no município, reuniões de orientação e visita técnica às áreas propensas a desastres, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

O curso de radiocomunicação em desastres será realizado de forma presencial na terça-feira (26), no auditório da sede da Polícia Militar, com certificação de 10h. 

A capacitação envolve aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres, como noções básicas de proteção e defesa civil, aspectos legais da criação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) e legislação específica, técnica e ética profissional, além de noções sobre o uso da REER e da rede de comunicação. 

Os alunos também terão aulas sobre os equipamentos utilizados para a radiocomunicação, código Q, propagação eletromagnética e espectro de frequência, SSTV e confecção de antena e repetidora móvel. 

“O objetivo do curso é fomentar a formação de novos radioamadores, pois nas ações de resposta a desastres, em que os meios usuais de comunicação são insuficientes ou não podem ser acionados, esses profissionais irão prover ou suplementar as comunicações, principalmente nos desastres fora do perímetro urbano, como é o caso dos incêndios florestais no Pantanal. Em casos como este, os radioamadores são facilitadores estratégicos para a comunicação emergencial”, destacou o superintendente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira.

Já no curso de voluntários, que também será realizado de forma presencial no auditório da PM, na quinta-feira (28), os alunos irão aprender ferramentas de envio de alertas, legislação básica sobre Proteção e Defesa Civil, atuação de voluntários, noções de primeiros socorros e de prevenção e combate à incêndio, além de técnicas para construção de abrigos temporários.

Monitoramento de áreas de risco

Ainda durante a semana, os agentes da Defesa Civil do Estado também farão o mapeamento de áreas de risco de desastres, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, e avaliam a probabilidade da ocorrência. 

As ações também envolvem vistorias e orientação à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas nos locais mapeados, a fim de prevenir possíveis desastres.
 

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora