A Defesa Civil de Mato Grosso está com inscrições abertas para o 2º curso básico de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de capacitar novos voluntários. O treinamento vai ser realizado das 8h às 18h, no dia 18 de março, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Para participar, basta ter mais de 18 anos e se inscrever por meio deste link. O curso gera certificação de 20 horas totais, sendo 10 horas presenciais e 10 horas de atividades complementares, realizadas de forma virtual.
De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM César Brum, os voluntários deverão aprender conceitos e legislações básicas sobre a Defesa Civil, noções de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, abrigos temporários, monitoramento, e procedimentos de envio de alerta e emissão de alarmes.
“Esse treinamento nos ajuda a desenvolver uma cultura nacional de prevenção a desastres, com mais consciência, e estimula o comportamento preventivo para evitar ou minimizar desastres”, afirmou.
O secretário destacou, ainda, que o curso faz parte das diretrizes da Defesa Civil e objetiva capacitar voluntários que possam ser acionados para uma ação conjunta em caso de um grande desastre.
Serviço
2º curso básico de Proteção e Defesa Civil Data: 18 de março Local: Arena Pantanal, em Cuiabá Requisitos: Ter mais de 18 anos Inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.