A Defesa Civil de Mato Grosso realizou a capacitação de uma nova turma de voluntários de proteção e defesa civil em Cuiabá. Participaram, ao todo, 61 alunos do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadores e comunidade externa.
De acordo com o superintedente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira, o curso teve como objetivo formar multiplicadores capazes de agir com eficiência em cenários de desastres e despertar o interesse por pesquisas na área de redução de risco de desastres.
“A capacitação de voluntários da Defesa Civil é sempre importante para que a população se conscientize sobre a importância da prevenção aos riscos e saiba como agir em caso de mobilização, podendo auxiliar de forma voluntária em qualquer eventualidade”, observou.
Durante o curso, realizado no último sábado (16.03), agentes da Defesa Civil Estadual apresentaram noções básicas da legislação sobre Proteção e Defesa Civil, ferramentas de envio de alertas para a população e formas de atuação dos voluntários. A capacitação ainda envolveu noções de primeiros socorros, preveção e combate à incêndio e o ensino de técnicas para construção de abrigos temporários.
Para a coordenadora da faculdade de Ciências Biológicas, Lúcia Mateus, a formação é importante para desenvolver a cultura de prevenção entre os participantes.
“O curso é extremamente interessante e importante, tanto de um ponto de vista acadêmico quanto do social, de preparação e cidadania dos estudantes de um modo geral. Nós gostamos bastante da experiência, foi bastante proveitosa, e esperamos que as pessoas que participaram do curso tenham consciência do papel que um voluntário tem na sociedade”, afirmou.
A capacitação tem certificação de 8h.
Próxima formação
A Defesa Civil Estadual promove, no dia 28 de março, uma nova capacitação para voluntários, em parceria com o município de Nova Mutum.
A formação faz parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que ocorre de 25 a 28 de março, e vai contar, ainda, com curso de Radiocomunicação em desastres e o mapeamento de áreas de risco no município. Os interessados podem se inscrever pelos links abaixo.
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu, nesta quinta-feira (21.11), um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Minas Gerais.
O foragido vinha sendo procurado pelo crime de tráfico de drogas, após ser preso na cidade de Uberlândia (MG) com entorpecentes trazido do Paraguai.
Na época dos fatos ele foi preso em flagrante, mas foi colocado em liberdade condicional mediante uso de tornozeleira eletrônica.
No entanto, o homem rompeu o equipamento e fugiu. Diante da conduta, ele acabou tendo a prisão decretada pelo rompimento de tornozeleira eletrônica e pelo tráfico de drogas.
Ao ser localizado pelos policiais civis em Guarantã do Norte, ele foi conduzido para as providências cabíveis e colocado à disposição da Justiça.