Connect with us

BRASIL

Datafolha: veja as intenções de voto para a prefeitura de SP por religião, renda e mais

Publicado

em

Boulos, Nunes, Tabata, Marçal e Datena
Montagem/Reprodução

Boulos, Nunes, Tabata, Marçal e Datena

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira (22) revela um empate técnico na disputa pela prefeitura de São Paulo entre Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). Entre eleitores que recebem menos de dois salários mínimos, os três têm 18% das intenções de voto. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) também empata tecnicamente nesse segmento, com 15%.

No levantamento geral, Marçal subiu sete pontos percentuais, atingindo 21%, empatado tecnicamente com Boulos, que variou de 22% para 23%, e Nunes, que caiu de 23% para 19%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, registrou-se o empate técnico triplo.

Entre eleitores com renda média, Boulos lidera numericamente com 25%, seguido por Marçal com 24% e Nunes com 20%.

No grupo de eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos, Boulos lidera com 30%, enquanto Marçal e Nunes têm 21% e 18%, respectivamente. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para o grupo de renda média e sete pontos para o grupo de alta renda. Confira abaixo alguns recortes da pesquisa:

Intenção de voto por faixa de renda

Até 2 salários mínimos:

  • Boulos: 18%
  • Marçal: 18%
  • Nunes: 18%
  • Datena: 15%
  • Tabata Amaral (PSB): 6%

Entre 2 e 5 salários mínimos:

  • Boulos: 25%
  • Marçal: 24%
  • Nunes: 20%
  • Datena: 9%
  • Tabata Amaral: 7%

Mais de 5 salários mínimos:

  • Boulos: 30%
  • Marçal: 21%
  • Nunes: 18%
    Tabata Amaral: 12%
  • Datena: 4%

Disputa por gênero

Entre os homens, Marçal lidera com 28%, ligeiramente à frente de Boulos, que tem 22%, e Nunes, com 18%. A margem de erro para este segmento é de quatro pontos percentuais.

Entre as mulheres, Boulos está à frente com 24%, empatado tecnicamente com Nunes (20%). Marçal tem 15% das intenções de voto femininas. Datena registra 11%, e Tabata Amaral, 8%. A margem de erro para esse grupo também é de quatro pontos percentuais.

No último levantamento, Nunes tinha 26% entre os homens, empatado tecnicamente com Boulos e Marçal, que tinham 20% cada. Entre as mulheres, Boulos estava numericamente à frente com 24%, seguido por Nunes com 21% e Datena com 14%.

Votos por religião

Católicos

  • Nunes-24%
  • Boulos- 23%
    Marçal – 17%
    Datena -13%
  • Tabata – 7%

Evangéicos

  • Marçal – 30%
    Nunes- 22%
    Datena -14%
    Boulos- 12%
  • Tabata – 5%

A pesquisa

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto com 1.204 eleitores na capital paulista. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-08344/2024 e foi contratada pela Folha e pela Rede Globo.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora