Connect with us

Sorriso

Das marchinhas aos luxuosos desfiles das escolas de samba; exposição mostra evolução do carnaval brasileiro

Publicado

em

Mostra traz em torno de 25 peças e gravações que mostram como os foliões se divertiam naquela época

O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser está em ritmo de ‘folia’ neste mês de fevereiro. O espaço vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) preparou uma exposição pra lá de colorida para contar a evolução do carnaval brasileiro.

Aberta na terça-feira (2) e com previsão de encerramento em 14.02, a mostra traz em torno de 25 peças que remetem ao surgimento dos primeiros blocos carnavalescos, entre eles o bloco “Zé Pereira dos Lacaios. Fundado em 1867, em Ouro Preto (MG), o bloco é reconhecido como o mais antigo do país e só deixou de se apresentar durante a 2ª Guerra Mundial e, mais recentemente, durante o período pandêmico, passando pelos corsos (carros conversíveis da elite carioca), trio elétrico até chegar aos luxuosos desfiles das escolas de samba.

“Uma das funções dos museus é contar a história do homem e como a sociedade evoluiu ao longo dos anos. Pensando nisso, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser montou essa mostra que retrará a história do carnaval que começa na Idade Média, e está muito ligada ao catolicismo”, explica a professora de arte e graduando em museologia, Vilma Tolentino.

A servidora ressalta ainda que, para tornar a experiência mais atrativa, a exposição é composta por máscaras, fantasias e adereços, além de gravações em vídeo que mostram como os foliões se divertiam naquela época”, contextualiza.

A exposição evolução do carnaval brasileiro pode ser conferida nos respectivos horários:

Segundas e terças-feiras, das 7h às 19h

Quartas as sextas-feiras, das 7h às 22h

Sábado das 18h às 22h

Domingo das 7h às 11h e das 18h às 22h

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora