Nelson Wilians , o advogado que recentemente estampou a capa da Forbes e fundou o maior escritório de advocacia da América Latina, está prestes a marcar sua presença nas livrarias com o lançamento de Loucura, não. Coragem! A pré-venda começa nesta quarta-feira (28), e o lançamento oficial será no dia 19 de setembro.
O livro é reflexo da mentalidade ousada de Wilians, que não pretende criar um manual técnico, mas, sim, oferecer aos jovens profissionais uma nova perspectiva sobre como a comunicação e o marketing podem ser aliados estratégicos em suas carreiras.
Wilians — que se inspirou no super-herói O Demolidor para escolher sua profissão — compartilha conhecimentos práticos que têm o potencial de transformar a forma como esses jovens se posicionam no mercado.
Com uma narrativa leve e acessível, Loucura, não. Coragem! explora o empreendedorismo e as dificuldades enfrentadas pelos jovens profissionais que, muitas vezes, não estão preparados para as exigências do mercado, ajudando-os a evitar que se tornem uma ‘geração de fracassados’.
No início de um dos capítulos, ele escreve: “ Certa vez, um estudante me perguntou se eu temia me envolver em um escândalo. Lógico que sim! Mas o que me assusta mesmo é o Google! É lá que posso ficar exposto a milhões de pessoas em uma busca rápida, para o bem ou para o mal. Da mesma forma, se não puder ser encontrado com uma ‘googada’ por potenciais clientes, não existo profissionalmente ”.
A obra também conta com a autoria de Hiram Baroli, professor de marketing na FGV, que explora o uso prático e conceitual das mídias sociais. O prefácio é assinado pelo mestre da publicidade brasileira, Nizan Guanaes, reforçando a combinação de prática e conceito que permeia todo o livro.
Quem é o Dr. Nelsinho?
De filho de roceiros a referência na advocacia, Nelson Wilians, com seu humor característico, também traz o personagem Dr. Nelsinho, uma versão espirituosa de si mesmo que aparece ao longo do livro para fazer reflexões divertidas e defender o autor de críticas.
“ A combinação de prática e conceito oferece um conhecimento aplicável e transforma ideias em resultados concretos”, afirma Nelson Wilians. “Estou muito satisfeito com o resultado da obra. O Dr. Nelsinho diria que escrevi só meio livro e já estou me achando o máximo, imagina se tivesse escrito o livro inteiro?! ”
Com 344 páginas e publicado pela Literare Books International, Loucura, não. Coragem! será apresentado na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi. O lançamento oficial na capital paulista será no dia 19, na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi, a partir das 19h. Em seguida, Nelson Wilians dará início a uma turnê de lançamento pelo país.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.