A Prefeitura Municipal de Curvelândia, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no dia 18 de maio, chamou a sociedade à responsabilidade de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.
A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/00 e foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi espancada, estuprada, drogada e morta em Vitória (ES).
A ação intitulada “Esquecer é permitir, Lembrar é Combater”, além da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, contou com a indispensável participação do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Educação.
A carreata partiu de frente ao CRAS, às 15 horas e percorreu as principais ruas da cidade, chamando a atenção de todos para o tema, com a finalidade de prevenir e combater todo tipo de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O governo federal possui vários canais para atendimento às vítimas do abuso infantil, sendo o mais divulgado, o Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que pode ser acessado de qualquer parte do país.
Campanha “Faça Bonito”, uma ação intitulada “Esquecer é permitir, Lembrar é Combater”,
Outra maneira de denunciar é através do Conselho Tutelar, Polícia Militar ou Civil, e Disque 100.
“O importante é não ficar calado, o importante é denunciar, seja através do Disque 100 ou do Conselho Tutelar. É preciso incentivar crianças e adolescentes a denunciar aos órgãos competentes, caso estejam sofrendo o abuso”, disse a secretária de Assistência Social de Curvelândia, Léia Gomes Miller Souza.