Connect with us

MIRASSOL

Curvelândia comemora seu 21° de emancipação político-administrativa

Publicado

em

No dia 07 de dezembro o município de Curvelândia estará completando seus 21 anos de emancipação político-administrativa, mas as festividades tiveram início no sábado, 04 de dezembro, quando a população e visitantes puderam prestigiar os shows programados do Projeto “Festa Cultural do Queijo”, para a abertura do evento.

De início, foi composto o dispositivo de autoridades do qual fizeram parte, o prefeito municipal Jadilson Alves de Souza, o vice-prefeito Diego, a representante do Deputado Federal Dr Leonardo, Paola Reis, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Felipe do Nascimento (Marquinho da Novo Horizonte), o vice-presidente da Câmara, vereador Claudinei Alves do Nascimento (Nei Mineiro) a vereadora Ezenil de Moraes Magalhães, os vereadores Luiz Fernando do Nascimento dos Santos (Ferré), José Inácio da Silva (Zé Barulho), Elias Santos e Roni dos Santos Avelino; os secretários municipais Roberto Serenine, Benedito Magalhães, Abdias Vieira da Silva, Deuci Caciano Pontes, Léia Gomes Miller Souza e Antônia Dantas; Luiz Tolotti (Grupo Chalana), a Comissão Organizadora do evento, formada por, além do vereador Roni e do secretário Deuci, por Fabiana Bezerra.

Todos fizeram uso da palavra para desejar uma boa festa aos presentes.

Um dos momentos mais aguardados ocorreu durante a fala do prefeito Jadilson Alves de Souza, quando o mesmo assinou o Decreto que autoriza a visitação turística à Caverna do Jabuti, que possui 4 quilômetros de extensão.

“Foi um momento muito esperado não somente pela população curvelandense, mas também por toda região visto que a atividade turística vai fomentar a economia dos municípios circunvizinhos”, festejou o prefeito.

Ele agradeceu aos pioneiros do Projeto “Caverna do Jabuti” que vinham trabalhando por essa conquista.

“Essas pessoas são baluartes desse Projeto e, nossa gestão se empenhou para que isso fosse possível. Então, queremos agradecer à todos, especialmente à bióloga Fabiana Bezerra, o geógrafo Casseano Germano e ao guia turístico, Mauro Francisco”, destacou o prefeito Jadilson, que em seu discurso também elencou as conquistas e obras executadas no seu primeiro ano de mandato e, agradeceu aos empreendedores da parte gastronômica da festa, à Polícia Militar, ao Conselho Tutelar, à equipe da Saúde, que disponibilizou uma ambulância para dar suporte ao evento é à todos os funcionários da Prefeitura Municipal.

A secretária municipal de Educação, Antônia Dantas, deu boas vindas aos participantes e agradeceu as equipes que trabalharam, segundo ela, arduamente.

“Não é fácil realizar uma festa dessa envergadura, mas tivemos o total envolvimento da Comissão Organizadora para que acontecesse como o planejado”, manifestou ela.

O show nacional, com Brenno Reis e Marco Viola, abriu as apresentações artísticas, despertando a empolgação  do público. Em seguida, foi a vez da dupla Neto Reis e Goiano, se apresentar, seguida das Bandas Versales e Forró Mania.

No domingo, as atividades foram abertas com uma apresentação de Elder Magno e Donis. Logo após, sob a orientação da professora do CRAS, Luciene,  as alunas Ezabel e Marina, apresentaram a peça teatral, Rica e Pobre.

Na categoria gospel, a animação ocorreu com a Banda Agnus.

As apresentações artísticas foram encerradas com o show do cantor Ítalo Rocha.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho da Novo Horizonte, classificou o evento como muito importante para a população.

“É uma festa muito importante para o município de Curvelândia, uma festa tradicional, que conta com o apoio da Câmara Municipal”, disse ele.

O secretário de Saúde, Roberto Serenine, disse que foi gratificante participar das festividades:

“Estamos felizes pois essa festa foi preparada com muito carinho, pela Prefeitura, para a população”.

O prefeito Jadilson ainda deixou um convite à população.

“Teremos a programação cívica, neste 07 de dezembro, à partir das 7 da manhã e esp

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MIRASSOL

Represas seca e moradores ficam sem água na cidade de Mirassol D’oeste, MT

Publicado

em

Por

O município de Mirassol D’oeste, localizado a cerca de 300 km de Cuiabá, enfrenta uma grave crise hídrica devido à seca das represas e córregos do Município, principal fonte de abastecimento de água da cidade. A longa estiagem que assola a região fez o rios e represas secar, complicando a situação para os moradores

Os moradores da cidade tem reclamado a mais de quatro semanas da falta de água da região. De acordo com moradores, a Saemi serviço autônomo de agua responsável pela distribuição de água montou um cronograma de distribuição de água, mas segundo os moradores ele não tem sido cumprido e a distribuição de água nas casas não tem acontecido em alguns bairros. A moradora da região Pé da serra afirmou que a situação está muito complicada, pois a água não está chegando nos últimos três dias ja não temos agua nos reservatórios outros bairros como Boa vista, interlagos , Morumbi Jardim das flores 3 relatam mesmo problema. Estamos numa situação precária, sem água para tomar banho ou até mesmo beber. Além da escassez, os moradores relatam que a água, quando disponível, tem chegado suja tornando-a imprópria para o consumo.

Em um áudio divulgado recentemente, o prefeito Hector Alvarez Bezerra compartilhou detalhes sobre a crise e destacou que a falta de água não é um problema exclusivo de Mirassol d’Oeste, mas um reflexo de uma escassez global que também atinge municípios vizinhos. Segundo ele, o consumo excessivo de água pela população local durante períodos de seca tem exacerbado a situação.

O prefeito comparou o uso de água ao consumo de energia elétrica, explicando que em dias quentes, as pessoas utilizam mais ar condicionado, o que aumenta o gasto de energia. Da mesma forma, em tempos de seca e calor extremo, a população utiliza mais água, e não de maneira moderada. Bezerra apontou que o uso de água triplicou em Mirassol d’Oeste. Moradores utilizando grandes quantidades para lavar casas, carros, regar plantas e até molhar as ruas.

Atualmente, o município conta com três sistemas de captação de água, mas dois deles, localizados no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA) e em Carnaíba, já secaram. o prefeito lembrou que, no primeiro ano de sua gestão, foi realizada uma dragagem na ETA, o que aumentou a capacidade de captação em três vezes, mas, ainda assim, não foi suficiente para atender a demanda. Para tentar minimizar a crise, foram feitos transbordos na represa de Carnaíba, em parceria com a Minerva e uma usina local, além da utilização de agua captada no
Rancho Alegre, onde ainda há um volume significativo de água. Poços foram perfurados, dois na zona urbana e dois na zona rural, para ajudar no abastecimento.

Um dos principais projetos para a solução definitiva do problema é a captação de água no Córrego do Caramujo, mas o prefeito informou que está aguardando a autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ele também mencionou a seleção de uma proposta do município no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme a PORTARIA MCID No 768, de 26 de julho de 2024. Esse projeto está inserido no Eixo “Água Para Todos” – Subeixo “Abastecimento de Agua – Urbano”, e será financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para que o processo de validação dessa proposta junto ao agente financeiro tenha início, a prefeitura foi convocada a responder aos questionamentos até o dia 23 de agosto de 2024. Entre os pontos a serem definidos estão a escolha do agente financeiro habilitado e a confirmação de prosseguimento com a operação de crédito, já que a proposta migrou de fonte de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para financiamento pelo FGTS.

Por Mira News

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora