Connect with us

MATO GROSSO

Cursos para bibliotecas públicas de Mato Grosso estão com inscrições abertas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para cursos voltados à gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Mato Grosso. As qualificações são realizadas por meio de parcerias com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“O objetivo é qualificar os agentes de bibliotecas públicas que atuam diretamente no atendimento aos usuários leitores desses espaços, bem como ampliar a noção básica de legislações que regem as instruções das bibliotecas públicas. Com conhecimento, podemos juntos fortalecer a atuação de bibliotecas públicas por todo o Estado”, explica o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carlos Alberto Santos.

Curso sobre a plataforma Metabooks

Com duas horas de duração e gratuita, a capacitação visa ensinar como usar a plataforma Metabooks, uma ferramenta voltada para o gerenciamento dos metadados de títulos editoriais. Para os profissionais da região Centro-Oeste, o curso acontece entre os dias 16 e 18 de julho. Inscrições pelo link aqui.

O licenciamento da plataforma Metabooks também é gratuito graças ao acordo de Cooperação Técnica entre o provedor da ferramenta e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Dentre os benefícios da plataforma estão dados atualizados que são gerados diretamente pelas editoras e informações complementares que podem ser úteis para o funcionamento das bibliotecas, como trechos, ensaios e resenhas de livros.

As oficinas vão abranger todas as regiões do país e, em Mato Grosso, conta com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Curso de Gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

A atividade formativa tem como objetivo promover a qualificação de profissionais e voluntários sobre as diretrizes e ações no trabalho em bibliotecas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho pelo link aqui.

Promovido pelo Instituto Saberes, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Secel-MT, o curso será realizado entre os dias 5 de agosto a 17 de outubro deste ano, no formato online, totalizando uma carga horária de 39 horas.

O cronograma de aulas inclui o papel das bibliotecas públicas como ferramenta de transformação social, gestão do acervo, processamento de registros de entrada, classificação e catalogação, noções de preservação, conservação e restauração de livros, dentre outros temas.

São ofertadas 250 vagas, para o público formado por gestores de cultura, bibliotecários, técnicos, voluntários, professores e demais profissionais que atuam nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Também podem participar pessoas que atuam no segmento do livro, leitura, literatura e bibliotecas em Mato Grosso.

Serviço
Curso Metabooks
Data: 16 ou 18 de julho
Link de inscrição: aqui

Curso de Gestão de Bibliotecas
Data: 5 de agosto a 17 de outubro
Prazo para inscrição: 26 de julho
Link de Inscrição: aqui
Link do regulamento: aqui

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polinter aumenta em 146% as prisões cumpridas no terceiro trimestre de 2024

Publicado

em

Por

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas, da Polícia Civil efetuou a prisão de 96 foragidos da Justiça no terceiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 146% nas prisões realizadas em relação a 2023.

No último trimestre foram cumpridas 24 prisões em julho, 31 em agosto e 41 em setembro. No mesmo período do ano passado a equipe cumpriu 12 prisões em julho, 21 em agosto e 6 em setembro, totalizando 39 prisões.

As ordens de prisões preventivas, temporárias e condenações decretadas pelo Poder Judiciário foram cumpridas nas ações deflagradas na região metropolitana de Cuiabá e no interior do Estado.

Esses dados foram verificados pela Diretoria de Atividades Especiais durante correição, que ocorre periodicamente em todas unidades da instituição, para acompanhar a regularidade e eficácia dos procedimentos policiais realizados.

Um dos procedimentos de trabalho da Polinter é a realização de diligências, investigações e levantamentos prévios de informações que possam identificar o paradeiro de pessoas consideradas foragidas, além de monitoramentos, campanas e vigilâncias para efetivar as prisões dos alvos.

A delegada titular da Polinter, Silvia Pauluzi, destacou o importante apoio que a unidade recebe da Diretoria de Atividades Especiais, sempre que necessário, visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Para o diretor de Atividades Especiais (DAE), delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, esse resultado demostra que a Gerência possui uma equipe comprometida e dedicada. Ele ainda ressaltou o empenho da delegada Silvia Pauluzi, que buscou a modernização da unidade.

De acordo com o delegado, com auxílio da Diretoria Geral, através da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTI), foi possível implementar as cartas precatórias 100% digital, expandindo esse modelo para outros Estados, assim agilizando o processo e permitindo que a Polinter tivesse mais tempo para atender as outras demandas. Uma delas é o cumprimento de mandados de prisão.

“A excelente produtividade da Polinter, em especial nesses três meses, deixar claro o empenho dos servidores, que também buscam a integração com as demais forças de segurança para alcançar os objetivos e cumprir com as obrigações legais e atribuições previstas no Estatuto da Polícia Civil”, finalizou Vitor Hugo Bruzulato.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora