Connect with us

Cuiabá

Curso do Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional finaliza em dezembro, com o primeiro eixo alcançando 100% de aproveitamento

Publicado

em

Com 100% de aproveitamento, o curso Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, direcionado aos técnicos de nível médio da Secretaria Municipal de Educação, finaliza o primeiro eixo no próximo dia 8 de dezembro. No total, 369 servidores Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeio Didático (TMD) e Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Vigilantes e Motoristas da Educação estão participando da qualificação, referente a 2023/2024. Após a conclusão do curso, os profissionais terão elevação de nível e, consequentemente, uma melhoria em seus salários.

O curso teve início em julho e integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal realizado em consonância com a Política Educacional da rede pública municipal de ensino – Escola Cuiabana, o Plano de Cargo e Carreira, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e as metas do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), da administração municipal.

Seu objetivo é oferecer aos profissionais conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que possam atuar em suas funções específicas, contribuindo com a melhoria dos trabalhos em suas respectivas unidades, com foco no desenvolvimento profissional e valorização dos servidores.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou que a gestão Emanuel Pinheiro, comprometida com a excelência e o compromisso com as pessoas, entende que um servidor motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes na execução de tarefas, na gestão e no convívio com os demais no ambiente laboral, trabalhando de forma eficaz e, principalmente, com respeito ao cidadão.

“O poder público municipal reconhece que o trabalho realizado pelos profissionais é elemento fundamental na construção de uma educação cada vez mais qualificada, com resultados positivos diretos na vida dos cidadãos. O curso Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, foi implementado dentro dessa perspectiva e, com um quadro de tutores e orientadores formado por servidores da Secretaria de Educação”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Metodologia

Organizado em três eixos integrados, de Formação Pedagógica (320 horas/aula), Formação Específica (320 horas/aula, com início em fevereiro e término em junho) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula, com término em setembro), o curso é realizado no formato on-line e presencial (80% das atividades serão on-line e 20% presencial), com término em julho de 2024.

Cada eixo é composto por módulos por meio dos quais serão trabalhados os conteúdos formativos. Os módulos são desenvolvidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O cursista Simaias San Martim Mateus de Jesus, Técnico de Manutenção e Infraestrutura na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE- ASG) disse que entre os pontos positivos da qualificação é a valorização profissional dos servidores. “A qualificação nos dá a possibilidade de crescimento profissional e melhoria salarial. Isso motiva os servidores a se empenhar”, disse ele. Simaias possui curso superior em redes de computadores e disse que a qualificação vai possibilitar a ele realizar vários sonhos pessoais, além do casamento e da obtenção da dupla cidadania espanhola, ambos já realizados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora