O curso de extensão “Tribunal do Júri: Perspectivas e Desafios” chega ao 9º módulo nesta sexta-feira (26), com três painéis. A capacitação é promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, das 8h às 11h (horário local), por meio da plataforma Microsoft Teams, exclusivamente para integrantes do Ministério Público brasileiro. O objetivo da iniciativa é discutir, analisar e debater a atuação do Ministério Público no Tribunal do Júri.
O módulo terá como moderadores o coordenador da Escola Institucional do MPMT, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, o coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional (CAO) do MPMT, promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, o coordenador do CAO Júri, promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais, a presidente da Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri), promotora de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, e o promotor de Justiça Mauro Benedito Pouso Curvo.
No primeiro painel, o tema “Júri: Comunicação e persuasão na Tribuna” será abordado pelo promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Rodrigo Merli Antunes. Em seguida, o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) Marcio Schlee Gomes falará sobre “Prova indiciária nos processos do Júri”. Por fim, o tema “A réplica e a tréplica” será tratado pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) Marcelo Balzer Correia.
O curso de extensão é uma realização da Escola Institucional do MPMT, CAO Júri e Confraria do Júri, com apoio do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), Escola Nacional do Ministério Público (Enamp) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Iniciado em setembro de 2023, contempla 12 módulos e carga horária total de 40 horas. As aulas são mensais, permitindo a participação ativa dos membros, que poderão interagir com os professores e colegas em tempo real, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.
Fonte: Ministério Público MT – MT