O Instituto Saberes está com inscrições abertas para o curso gratuito de elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais. A capacitação, que será oferecida em formato online a partir de outubro, conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro (link aqui).
De acordo com o consultor pedagógico do Instituto Saberes, Adriano Souza, a capacitação vai oferecer ferramentas para formatação de ideias e projetos, principalmente para aqueles profissionais em início de carreira e atuação na produção cultural e captação de recursos.
“O curso visa desconstruir o ‘medo’ observado em muitos produtores e fazedores de cultura de colocarem suas ideias no papel. Com o objetivo de apoiar esses trabalhadores, o curso foi formatado com metodologia clara e objetiva, repleta de exemplos práticos”, explica Adriano.
Destinado prioritariamente aos profissionais da cultura de Mato Grosso, que incluem artistas, técnicos, produtores e representantes de entidades culturais, o curso também pode beneficiar gestores e servidores dos órgãos municipais de cultura.
Dentre os temas previstos no conteúdo programático estão a estrutura geral do projeto cultural, preenchimento de planilhas de orçamento e de cronograma, e dicas para elaboração do relatório de prestação de contas.
Com carga horária total de 50 horas, a programação conta com aulas oferecidas semanalmente, a partir de 7 de outubro, em formato online, das 19h às 21h, e atividades complementares. O curso ainda oferece consultoria individual, com apoio e acompanhamento pedagógico, a ser agendada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Para participar do curso gratuito, os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de setembro. O formulário, regulamento e mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.cursodeprojetossaberes.com.br
Serviço
Curso: elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais
Prazo para inscrição: 30 de setembro
Formulário de inscrição: aqui
Fonte: Governo MT – MT