Connect with us

Diamantino

Cultura em Movimento leva mais 40 idosos para conhecer Teatro e cinema em Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), realizou mais uma edição especial do Programa “Cultura em Movimento”. Ao todo, 40 idosos do Grupo Viver Legal do Bairro Novo Diamantino conheceram o teatro do Sesc Arsenal de Cuiabá e o cinema na quarta-feira (21.06).

A ação aconteceu em alusão ao “junho Violeta” que é considerado o mês de Conscientização Contra Violência da Pessoa Idosa.

Na parte da manhã na capital, os idosos conheceram o teatro do Sesc Arsenal Cuiabá. No local, eles puderam assistir no telão uma mensagem em formato de vídeo dos seus familiares.

O Sesc Arsenal é um centro cultural que possui teatro, biblioteca, galeria de arte, cinema e outras atrações. O lugar tem uma área de 10 mil metros quadrados e foi construído em 1818 com intuito de atender as forças militares, um reduto de guerra.

Mais de um século depois o espaço foi restaurado e reinaugurado e atualmente é considerado patrimônio do Estado.

Dona Odete Gaino, 73 anos, falou sobre a paixão pelo teatro e como foi conhecer pela primeira vez o teatro do Sesc Arsenal Cuiabá. “Eu achei muito lindo esse teatro, eu sempre fui fã número um de locais culturais e fazia muito tempo que eu não ia a um teatro e hoje eu pude pisar novamente nesse local fascinante que nos diverte e ensina, foi maravilhoso.”

A integrante do Grupo Viver Legal compartilhou também a emoção que foi o passeio na capital. “Eu achei perfeito, foi muito bom, subiu a força e a coragem que em muitos momentos nos achamos para baixo e esse passeio nos mostrou o contrário, que não é a idade que vai deixar a gente para baixo. Foi fascinante esse dia em Cuiabá”.

Dona Jandira Maria, de 72 anos, também contou sobre o passeio e como foi conhecer os locais culturais de Cuiabá.

“Esse passeio foi a coisa mais maravilhosa da minha vida. Tudo o que foi nos proporcionado este dia foi ótimo”. Ela falou ainda da experiência de conhecer Nico e Lau de perto. “Eu assistia eles na televisão e hoje eu os vi de pertinho e ainda consegui um abraço deles. Se o passeio acabasse agora, eu já iria embora feliz porque eu já me diverti muito”.

No teatro do Sesc Arsenal, o Grupo Viver Legal foi surpreendido com um show especial de Nico e Lau que agitou o ambiente. O divertimento foi garantido, com muita música, cantoria, dança, piadas e muita risada.

Nico e Lau é uma dupla mato-grossense de atores que trabalham com o humor. Os personagens surgiram em 1995, após tempos de carreira artística dedicada ao teatro. Hoje, os humoristas contribuem para preservar e difundir a cultura mato-grossense com bom humor brasileiro.

O coordenador na Assistência Social de Diamantino, Lucas Gabriel, reforçou que este momento além de proporcionar a imersão a pontos turísticos culturais, ainda é uma forma de falar e conscientizar a sociedade sobre o combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.

“Essa viagem faz parte do cronograma de ações da Campanha Junho Violeta, no qual buscamos conscientizar a sociedade sobre os tipos de Violência Contra a Pessoa Idosa e orientar sobre como denunciar. Ligado a isso, proporcionamos ao nosso Grupo Viver Legal um momento de lazer e experiência em pontos culturais da capital”, destacou Lucas.

A coordenadora do projeto Cultura em Movimento, Andressa Lavínia, comentou os benefícios positivos que o passeio proporciona na vida dos idosos, além de conhecer mais da cultura mato-grossense. “Essa é uma oportunidade de trabalhar a socialização, interação e vivência a pontos culturais do nosso estado, assim como trabalhar a autoestima e propiciar uma vida ativa aos nossos idosos.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora