Connect with us

Cuiabá

Cuiabá receberá nova Praça Rachid Jaudy em 120 dias e prefeito Emanuel Pinheiro destaca amplas ações de revitalização do Centro Histórico

Publicado

em

O processo de revitalização das praças do Centro Histórico será finalizado pela Prefeitura de Cuiabá em 120 dias. Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início do processo de revitalização da Praça Rachid Jaudy e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que receberá um investimento de R$ 1,1 milhão. Localizada na Avenida Isaac Póvoas, a praça será entregue à população em 120 dias, com novas lâmpadas de LED e um lago. A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, também contribuiu significativamente para o novo layout, assegurando que os projetos promovam qualidade de vida para a população e espaços para empreendedores.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu pelo empenho e dedicação da Secretaria de Obras Públicas para a efetivação dos trâmites burocráticos. “Foi necessário ter um cuidado total e um zelo especial. Esta é a última das praças do Centro Histórico de Cuiabá que precisava desta requalificação para ser devolvida à população como mais um lindo espaço de valorização da qualidade de vida e da própria cidade. Esta praça é significativa para nós e para a história de Cuiabá. A primeira-dama, Márcia Pinheiro, teve uma atuação especial para que esta praça fosse realizada com a arquitetura humana que o centro histórico de Cuiabá merece e que a população da nossa capital merece. Embora ela não possa estar presente hoje, pois está representando nossa capital no Fórum Internacional de Empreendimento em Roma, ela deixou um abraço ao José Roberto Stopa, à presidente do bairro, Maria Molina, e a todos pela importância desta obra. Ela estará presente na entrega, pois teve um papel significativo na definição de como será esta praça e no embelezamento que trará ao centro histórico”, declarou.

Relembrando as ações já executadas pela Prefeitura de Cuiabá, Pinheiro elencou as obras. “Nessa linha de valorização e resgate da identidade cultural cuiabana, especialmente nas praças e áreas de lazer, já fizemos as praças Alencastro, República, Ipiranga, Bispo Dom José, Senhor dos Pássaros, Alberto Novis, Caetano Albuquerque, Praça da Mandioca, MISC (Museu da Imagem e do Som Cuiabano), Casa Barão de Melgaço, fachada da Casa de Bem-Bem, escadaria do Morro Alto, escadaria do Beco Alto e Praça Santos do Morro. Também fizemos intervenções no Beco do Candeeiro e na Praça Santos Dumont.

Faltava a Praça da República, aqui no coração histórico de Cuiabá. Esta praça integra uma das áreas onde estamos fazendo talvez a maior e uma das mais lindas intervenções urbanas da nossa capital: a reconstrução e requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil. Tivemos um longo período de aprovação de licenciamentos e obras extensas, principalmente subterrâneas, que não são visíveis à população, mas agora essa obra começa a ser edificada. No antigo mercado Miguel Sutil, teremos uma área totalmente requalificada, um grande mercadão, praticamente um shopping no centro histórico da cidade, com barzinhos, restaurantes, escritórios de advocacia e outras facilidades. Ao mudar o conceito urbano, vamos revitalizar e atrair a juventude para o centro histórico de Cuiabá, integrando essa linda região à vida noturna vibrante da cidade. Com o Portal do Centro Histórico sendo integrado a esse processo, não poderíamos começar a obra do Mercado Municipal Miguel Sutil sem antes iniciar a revitalização de uma das mais tradicionais praças de Cuiabá, a Praça Maria Taquara.

Um ponto importante desta obra é a homenagem à Dona Maria Oliveira, mãe do ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá. Ela mora em frente à praça e, segundo o gestor, além da reforma ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), também será revitalizado o Memorial de Dante de Oliveira, resgatando as características originais da praça e homenageando grandes figuras históricas, como o ex-prefeito e governador do estado.

Maria Molina, presidente da Associação de Moradores do bairro Centro Sul, também destacou a importância da obra: “Além dos moradores, muitos trabalhadores passam por aqui. Este é um ponto de destaque, especialmente para quem utiliza o transporte público. Às vezes, as pessoas que trabalham na prefeitura querem descansar depois do almoço e precisam de um lugar agradável com árvores para sentar. Este é um ponto turístico muito importante para nossa cidade. É com muita alegria que estamos aqui hoje para o lançamento dessa obra. Não perderíamos este momento por nada”.

O secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, destacou a participação da primeira-dama na composição do projeto. “O processo licitatório contou com a participação fundamental da primeira-dama, Dona Márcia Pinheiro. Parte significativa do projeto foi ideia dela, e contratamos um arquiteto que trabalhou intensamente para chegarmos a um projeto que, daqui a quatro meses, será entregue à população. Eles garantem que podem concluir em três meses, mas estamos considerando um prazo de quatro meses. Quando entregarmos, será um evento memorável, pois, sem dúvida, será uma das praças mais bonitas de Cuiabá, com 100% de iluminação LED, uma cascata e uma reconstrução total.

“Esta praça está no coração de Cuiabá, em frente à casa da mãe do ex-governador Dante de Oliveira, uma área tradicional da cidade. Temos recebido muitas reclamações sobre o mau uso da praça. Com a requalificação dessa praça, tenho certeza de que devolveremos um espaço de qualidade, que realmente marcará a história da nossa gestão. Já requalificamos outras praças na área central, como a Ipiranga, Alencastro e República, mas acredito que esta terá um significado ainda maior e será uma das mais bonitas. Hoje, a empresa responsável está recebendo a ordem de serviço, e a partir de amanhã começaremos a obra, zelando pela qualidade do trabalho. Daqui a quatro meses, se Deus quiser, estaremos aqui para entregar definitivamente a Praça Rachid Jaudy aos seus verdadeiros donos, a população de Cuiabá”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora