Connect with us

Cuiabá

Cuiabá intensifica plano de recapeamento e beneficia vias de diferentes regiões

Publicado

em

A gestão Emanuel Pinheiro executará um planejamento intensificado de recapeamento em diferentes regiões de Cuiabá. A primeira etapa dessa programação foi iniciada nesta terça-feira (22), pelo bairro Tijucal, que receberá mais de dez quilômetros de pavimentação nova, beneficiando 37 ruas da comunidade.

O plano de recapeamento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que realizará as intervenções seguindo um mapeamento das demandas mais urgentes. Somente para os projetos que serão desenvolvidos ainda neste ano está previsto o investimento aproximado de R$ 37 milhões.

“A verdade é que Cuiabá possui uma malha viária antiga e danificada que, em muitos bairros, foi mal feita e não recebeu os devidos cuidados de conservação. No entanto, nossa gestão encara esses problemas de frente e trabalha para solucioná-los. Fomos eleitos para responder a essas questões da sociedade cuiabana”, afirma o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o cronograma de trabalho, ainda para este ano, está previsto o atendimento da região da Grande CPA, 1º de Março e a Avenida Rui Barbosa, que dá acesso a bairros como Jardim Imperial e Jardim Universitário. Além dessas localidades, outros pontos da cidade também devem ser atendidos em 2024.

As operações de recapeamento têm o objetivo de alcançar vias antigas, onde as ações de tapa-buraco já não são suficientes para garantir a boa trafegabilidade. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do senador e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), junto com a contrapartida do Município.

“Trabalhando de forma responsável e planejada, gradativamente, vamos devolver para nossa Cuiabá uma malha viária com boas condições de uso. Não conseguimos atender todas as vias ao mesmo tempo, mas definindo uma prioridade conseguiremos avançar por toda a cidade”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Além desse plano intensificado, a Secretaria de Obras Públicas já atendeu diversos outros pontos da cidade. Estão entre as localidades beneficiadas, por exemplo: vias dos bairros Pico do Amor, Jardim Kennedy, Planalto, Nova Conquista, Serra Dourada, Parque Ohara, CPA II, Avenida Fernando Corrêa da Costa, General Valle, Beira Rio, entre diversas outras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora