Connect with us

Cuiabá

Cuiabá escolhe Rainha, Rei Momo e representantes LGBTQIA+ para o Carnaval 2025

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá, realizou na noite desta sexta-feira (20) o concurso que escolheu a Rainha, o Rei Momo e os representantes LGBTQIA+ do Carnaval 2025. O evento aconteceu no Miniginásio Verdinho e reuniu cerca de 200 pessoas, entre amantes e entusiastas do carnaval cuiabano.

Após uma competição marcada por muita energia e animação, os jurados elegeram Sthephany Aguiar como Rainha do Carnaval 2025 e Luiz Henrique como Rei Momo. Já na categoria LGBTQIA+, os títulos ficaram com Naelly Podoslky, como Rainha LGBTQIA+, e VIC, levou o título de Rei Momo LGBTQIA+.

O concurso integra a programação oficial de carnaval da capital e tem como objetivo promover a maior festa popular do Brasil, reforçando a valorização da diversidade cultural e social.

“Ser coroada Rainha do Carnaval 2025 é a realização de um sonho e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Representar o Carnaval de Cuiabá é uma honra imensa, porque essa festa é a essência da alegria, da cultura e da diversidade do nosso povo. Cada sorriso, cada passo de dança e cada aplauso durante essa jornada reforçaram o quanto essa celebração é importante para todos nós”, declarou Sthephany Aguiar, emocionada.

Os candidatos foram avaliados por um júri técnico em cinco critérios: simpatia e graciosidade, apresentação (criatividade e empolgação), impacto geral da performance, dança (organização coreográfica, harmonia, figurino e criatividade) e desenvoltura (postura, elegância e interação com o público).

“O Carnaval é uma das manifestações mais importantes da nossa cultura. Este concurso é uma forma de reconhecer e celebrar os talentos locais, além de fortalecer a integração da comunidade. Os eleitos irão representar Cuiabá em diversos eventos, levando alegria e a essência do nosso carnaval para diferentes espaços”, ressaltou o organizador do evento, Daniel Vitor Pereira de Abreu.

Além do prestígio de carregar os títulos, os vencedores receberam prêmios em dinheiro. A Rainha e o Rei do Carnaval foram contemplados com R$ 2 mil cada, enquanto o Rei Momo e a Rainha LGBTQIA+ ganharam R$ 1 mil cada.

Os eleitos terão um papel ativo na programação oficial do Carnaval 2025, participando de desfiles de blocos, eventos comunitários e atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Espaço de Acolhimento da Mulher na UPA Leblon entra em funcionamento; Cuiabá já conta com três unidades

Publicado

em

Por

A unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon entrou em funcionamento na última sexta-feira (20), com a entrega realizada pela equipe da Secretaria Municipal da Mulher.

Essa é a terceira unidade em Cuiabá, cidade pioneira que, em 2019, inaugurou o primeiro espaço específico para atendimento a mulheres dentro de uma unidade de saúde pública no Brasil.

O projeto, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, serviu de base para o Projeto de Lei (PL) nº 2.221/2023, que garantiu a implementação desses serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

“A Prefeitura de Cuiabá foi pioneira neste projeto e agora sai na frente novamente ao colocar em prática a lei que garante esse espaço nas unidades de saúde. Já entregamos, no início do ano, o espaço da UPA Verdão e a expectativa é de que entreguemos o da UPA Pedra 90 até o dia 31”, pontuou a primeira-dama.

A equipe responsável pelo atendimento é composta por quatro psicólogas, seis assistentes sociais e quatro recepcionistas capacitadas, com perfis administrativos, treinadas para o primeiro contato. O trabalho é realizado em plantões com escalas de 12×36 horas.

“Desde que esse projeto foi implementado, eu vi o comportamento das mulheres mudar. Elas não retornaram ao ciclo de violência e perceberam a importância de seu papel na sociedade”, destacou Judá Marcondes, delegada Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.

Os atendimentos no espaço ocorrem em três modalidades:

  1. Atendimento emergencial: destinado às mulheres agredidas que necessitam de atendimento médico especializado. Neste caso, a vítima pode procurar o espaço, que oferece discrição e isolamento para minimizar os impactos psicológicos da agressão.

  2. Atendimento referenciado: ocorre quando órgãos públicos, como a Defensoria Pública e Centros Especializados de Assistência Social, solicitam o acolhimento da vítima para serviços específicos, como assistência social, atendimento jurídico, médico ou psicológico.

  3. Atendimento voluntário: destinado às mulheres que procuram espontaneamente os serviços oferecidos pelo espaço. Este perfil é considerado um dos mais importantes, pois um dos principais objetivos é incentivar a denúncia contra o agressor e a conscientização sobre os direitos das vítimas.

“Nós queremos encorajar essas mulheres a denunciar, mas, para isso, precisamos oferecer suporte. A ideia do espaço é justamente estimular essa coragem e mostrar que há vida após a violência doméstica”, concluiu a secretária Cely Almeida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora