Connect with us

Cuiabá

Cuiabá celebra a diversidade e reúne mais de vinte mil pessoas na 21ª Parada LGBTQIA+

Publicado

em

Enfeitada com as cores do arco-íris, a Avenida 15 de Novembro foi tomada pela celebração da diversidade, um dos temas principais da 21ª Edição da Parada LGBTQIA+, que aconteceu neste sábado (29). A festa, que reuniu mais de vinte mil pessoas, teve concentração na Praça Ipiranga e seguiu até a Orla do Porto II, onde aconteceu o show nacional com a cantora Lexa. A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, foi mais uma vez parceira do evento, que neste ano teve como tema “Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho”.

“Nós sabemos que a 21ª Parada da Diversidade é muito mais do que um ato de festa. É um ato de resistência, é um ato de luta, e a gestão Emanuel Pinheiro sempre abriu as portas para a população LGBTQIA+. Então, estar aqui é só comprovar que a Prefeitura de Cuiabá garante políticas públicas para essa população e sempre estará presente dando atenção e voz para as questões de diversidade sexual”, explicou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O evento foi organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT), que se empenhou para que os princípios de inclusão e respeito fossem colocados em pauta durante todo o evento.

“Esse ato é importante para todo Mato Grosso. Na realidade, nós temos 17 caravanas que vieram do interior para prestigiar esse grande ato de resistência. É importante que a gente saia às ruas para dizer que nós temos orgulho. Nós temos orgulho e queremos políticas públicas. A Prefeitura de Cuiabá contribuiu na organização da Parada. Temos o Centro Municipal de Direitos Humanos, com serviços à disposição da população que procura essa assistência”, pontuou Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso e coordenador da 21ª Parada da Diversidade.

A ação, que misturou festa com ativismo, garantiu um público maior que a edição do ano anterior.

“Estamos crescendo ano após ano, principalmente nas conquistas dos nossos direitos. E é por isso que a gente tem saído às ruas, temos que discutir e solicitar todas as demandas que a nossa população necessita e precisa. A gestão Emanuel Pinheiro tem nos ajudado muito. Este ano fizemos uma parceria, inclusive com a Secretaria de Comunicação, que está nos ajudando na cobertura, o que é primordial, porque precisamos divulgar a Parada, falar sobre o nosso tema ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho’. Precisamos de voz, e isso a Prefeitura de Cuiabá tem nos proporcionado”, esclareceu Menotti Griggi, organizador do evento.

Além da atração nacional, o público acompanhou diversos shows com artistas locais, como as drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada, além de shows de ballroom e hip hop.

“Estou impressionado com a organização do evento, tudo muito bem programado, sem tumultos nem nada. Para nós da comunidade LGBTQIA+, ter esse tipo de evento mostra que estamos sendo vistos e ouvidos, e é isso que precisamos. Então, podemos fazer nosso ato de resistência e ainda aproveitar muitas atrações. Só temos que parabenizar toda a organização deste evento”, finalizou Guilherme Freitas, ativista pela causa LGBTQIA+.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora