Connect with us

Cuiabá

Cuiabá celebra a diversidade e reúne mais de vinte mil pessoas na 21ª Parada LGBTQIA+

Publicado

em

Enfeitada com as cores do arco-íris, a Avenida 15 de Novembro foi tomada pela celebração da diversidade, um dos temas principais da 21ª Edição da Parada LGBTQIA+, que aconteceu neste sábado (29). A festa, que reuniu mais de vinte mil pessoas, teve concentração na Praça Ipiranga e seguiu até a Orla do Porto II, onde aconteceu o show nacional com a cantora Lexa. A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, foi mais uma vez parceira do evento, que neste ano teve como tema “Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho”.

“Nós sabemos que a 21ª Parada da Diversidade é muito mais do que um ato de festa. É um ato de resistência, é um ato de luta, e a gestão Emanuel Pinheiro sempre abriu as portas para a população LGBTQIA+. Então, estar aqui é só comprovar que a Prefeitura de Cuiabá garante políticas públicas para essa população e sempre estará presente dando atenção e voz para as questões de diversidade sexual”, explicou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O evento foi organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT), que se empenhou para que os princípios de inclusão e respeito fossem colocados em pauta durante todo o evento.

“Esse ato é importante para todo Mato Grosso. Na realidade, nós temos 17 caravanas que vieram do interior para prestigiar esse grande ato de resistência. É importante que a gente saia às ruas para dizer que nós temos orgulho. Nós temos orgulho e queremos políticas públicas. A Prefeitura de Cuiabá contribuiu na organização da Parada. Temos o Centro Municipal de Direitos Humanos, com serviços à disposição da população que procura essa assistência”, pontuou Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso e coordenador da 21ª Parada da Diversidade.

A ação, que misturou festa com ativismo, garantiu um público maior que a edição do ano anterior.

“Estamos crescendo ano após ano, principalmente nas conquistas dos nossos direitos. E é por isso que a gente tem saído às ruas, temos que discutir e solicitar todas as demandas que a nossa população necessita e precisa. A gestão Emanuel Pinheiro tem nos ajudado muito. Este ano fizemos uma parceria, inclusive com a Secretaria de Comunicação, que está nos ajudando na cobertura, o que é primordial, porque precisamos divulgar a Parada, falar sobre o nosso tema ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho’. Precisamos de voz, e isso a Prefeitura de Cuiabá tem nos proporcionado”, esclareceu Menotti Griggi, organizador do evento.

Além da atração nacional, o público acompanhou diversos shows com artistas locais, como as drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada, além de shows de ballroom e hip hop.

“Estou impressionado com a organização do evento, tudo muito bem programado, sem tumultos nem nada. Para nós da comunidade LGBTQIA+, ter esse tipo de evento mostra que estamos sendo vistos e ouvidos, e é isso que precisamos. Então, podemos fazer nosso ato de resistência e ainda aproveitar muitas atrações. Só temos que parabenizar toda a organização deste evento”, finalizou Guilherme Freitas, ativista pela causa LGBTQIA+.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora