Connect with us

Cuiabá

Cuiabá 305 anos: “Minha jornada é na construção de políticas que garantam que nossa gente viva com dignidade e em uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, diz Emanuel Pinheiro

Publicado

em

Na manhã de hoje, 8 de abril, data de celebração dos 305 anos de Cuiabá, as comemorações iniciaram cedo. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou da Santa Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A celebração foi realizada pelo arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva e pelos padres Deustedh Almeida e Felisberto Samuel. O gestor, ao lado das secretária da Mulher, Celly Almeida, entrou na igreja carregando a bandeira de Cuiabá. 

“Hoje é dia de comemorar mais um ano de uma das minhas maiores paixões: a nossa Cuiabá. Aqui eu nasci, criei minha família, e sei que é o melhor lugar do mundo para se viver. Toda a minha jornada na vida pública foi e é voltada para construir políticas que garantam que nossa gente viva com dignidade e em uma cidade cada vez mais humana, inclusiva e preparada para o futuro. Ao longo dos últimos 7 anos, eu durmo e acordo pensando em como fazer mais por Cuiabá e isso pode ser visto em cada bairro, cada região. Tenho muito orgulho de poder fazer parte desses 305 anos”, declarou o prefeito. Assim, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, resumiu um pouco do trabalho que vem realizando pela capital-mato-grossense.

Ele relembrou, por exemplo, que a capital ganhará nos próximos dias a avenida Contorno Leste, que representa uma mudança de paradigma e um vislumbre do futuro de Cuiabá.

“Esta via é a maior da história de Cuiabá, com 17,34 quilômetros de pista dupla, ciclovia e iluminação LED, conectando o distrito industrial à Rodovia Manoel Piero. Antes desse desenvolvimento, a região era pouco valorizada, com pequenos sítios e chácaras, mas agora estamos interligando comunidades, comércios e oportunidades. No dia 18 de abril, entregaremos os primeiros 13 quilômetros do Contorno Leste, com pista dupla e ciclovia. Também apresentei o novo Plano de Mobilidade Urbana à Câmara Municipal, um passo importante para preparar Cuiabá para os próximos anos. Este plano visa melhorar a mobilidade urbana, especialmente para o transporte coletivo, e está alinhado com o desenvolvimento urbano planejado de nossa cidade”.

Ele também destacou os investimentos na Saúde Pública: “um legado para nossa população. Projetos como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), as duas UPAS e a Avenida dos Trabalhadores mostram nosso compromisso com o desenvolvimento futuro da cidade.

“A cada dia e a cada ano, avançamos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária, guiada por nosso povo extraordinário, capaz de superar desafios geográficos e distâncias dos grandes centros ao longo de mais de três séculos de história. É gratificante testemunhar com 305 anos de progresso estão transformando nossa cidade em um polo emergente e respeitado nacionalmente. Que Deus abençoe nossa comunidade e cidade, e que o progresso, desenvolvimento e prosperidade continuem”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Viva Cuiabá

Comemorando os 305 anos de história e tradição. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma programação esportiva e cultural para celebrar a data de forma especial, o Viva Cuiabá, realizado em parceria com a Arquidiocese de Cuiabá, como forma de homenagear o Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Confira:

8/04- Segunda-feira

6h30- Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
7h30- Alvorada com a participação do Exército Brasileiro na Praça da República
18h- Culto Ecumênico na Praça Alencastro
19h-  Viva Cuiabá – Praça Alencastro- Shows regionais (Turma do Bill, Novo Som)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora