A Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas recebeu representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) durante a quarta reunião do grupo, realizada na tarde de quinta-feira (6).
Dados apresentados pelo gerente de relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, mostram que no estado há mais de 400 mil empresas ativas. Ele também chamou atenção para importância de pequenas empresas para a economia. “As micro e pequenas empresas correspondem hoje a cerca de 90% dos negócios do Brasil, taxa muito similar a de Mato Grosso. Essas empresas são responsáveis por gerar 70% dos empregos formais. Correspondem a uma fatia muito importante do país e do estado”, sustentou.
A diretora de Educação Profissional Senac/MT, Rosana Abutakka, destacou a atuação do órgão na educação para o trabalho. Até maio deste ano, foram oferecidos 136 cursos para quase 13 mil alunos em 54 municípios do estado. Ela ainda ressaltou a certificação de 452 pessoas no laboratório instalado há um ano no Sesc Arsenal, em Cuiabá, com foco em tecnologia e inovação. Lá, há cursos como criação de websites e programação para robótica.
Empreendedora e membro da CST, Thais Andrade, afirmou que há dificuldades de encontrar pessoas qualificadas. E mostrou interesse em capacitações voltadas para melhora do atendimento. “A pessoa chega a sua empresa e não tem aquela qualificação. Não só eu, como amigos, enfrentamos essa dificuldade. A gente precisa qualificar o nosso empregado”, expôs.
“O Senac já tem como prática estabelecer diversas parcerias, termos de cooperação técnica, tanto com instituições públicas e privadas oferecendo cursos gratuitos. Então, hoje a gente sai com esse compromisso de estabelecer uma conversa e quem sabe firmar essa parceria com a CST e os segmentos presentes aqui”, respondeu a diretora do Senac/MT.
O presidente da CST, Cléber Ávila Ferreira, considerou que avanços foram alcançados na reunião. “São duas instituições respeitadas [Sebrae e Senac] com atuação muito forte em Mato Grosso. Então nesse encontro, nós aproveitamos para dar espaço para essas entidades falarem sobre como atuam, os cursos que oferecem. E também levamos para esses representantes as demandas do setor do empreendedorismo, das micro e pequenas empresas. Com isso, a câmara quer pegar quem qualifica e unir com quem está precisando de mão de obra qualificada”.
A próxima reunião da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas está marcada para o dia 14 de agosto. O grupo de trabalho foi requerido pelos deputados estaduais Max Russi (PSB), Dr. Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB).