Uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu, nesta semana, dois investigados por associação criminosa, ameaça, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Entre os crimes praticados pela dupla estão a ameaça a uma criança de sete anos.
A Delegacia da Polícia de Nortelândia já vinha investigando a atuação dos criminosos que integram uma facção e tem envolvimento com o tráfico de entorpecentes em Nova Marilândia. Nesta semana, a Polícia Civil recebeu uma denúncia de familiares da criança informando que pessoas não identificadas invadiram uma residência, chutaram a porta da casa e depois fugiram.
No dia 04 de maio, uma equipe da PM foi à residência do menor após ser acionada pelo Conselho Tutelar da cidade informando que o garoto estava sendo ameaçado de morte porque, supostamente, havia cometido atos infracionais.
Conforme a investigação, a criança tem demonstrado comportamentos recorrentes de perturbação à vizinhança e também na escola. Diante disso, os criminosos da facção resolveram coagir o menor, inclusive, com ameaças de morte.
R.S.F., de 27 anos, foi identificado como membro da facção criminosa e autor das ameaças. Ele é traficante de drogas e desempenha a função de disciplina do grupo criminoso. Na casa da vítima, ele ameaçou a criança dizendo: “Se ele for escutar tudo bem, porque se for pra continuar dando trabalho, a facção vai chegar e vai fazer alguma coisa, a família tem que dar um jeito, interna, faz alguma coisa”.
Em outro trecho, continua as ameaças contra a criança, na frente dos familiares e vizinhos: “Pega a visão, se tiver que nós entrar no meio pra pega você cara, o trem não vai ficar bom. Nós não vai fazer que nem a sua mãe não….nós não brinca não, nós leva (sic) você pra uma quebrada dessa daí e nem sua família não sabe o que aconteceu com você depois….se gurizada tiver que pegar você, gurizada não vai ficar brincar de ficar batendo em você não, gurizada vai levar você pro mato e rancar (sic)sua cabeça fora, eu to falando a verdade”.
A investigação da Delegacia de Nortelândia que já vinha apurando a conduta criminosa de R.S.F. apurou que ele ameaça a compradores e associados à facção que atrasam os pagamentos, exigindo o cumprimento dos acordos e usando intimidação.
O outro investigado, de 18 anos, que apareceu também nas imagens da ameaça à criança, auxilia as atividades criminosos como responsável pela disciplina em Nova Marilândia.
“A prisão preventiva de ambos é essencial para garantir os depoimentos futuros das vítimas, que atualmente têm receio de colaborar com a polícia”, argumentou o delegado de Nortelândia, Higo Abdon Lima, acrescentando que a criança está aterrorizada e sofrendo psicologicamente com a situação.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de buscas na terça-feira (07.05), contra o criminoso R.S.F., a companheira dele tentou tumultuar a ação policial e desacatou as equipes.
Fonte: Policia Civil MT – MT