Connect with us

MATO GROSSO

Cridac recebe prêmio por atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em MT

Publicado

em

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi uma das homenageadas na 6ª edição do Prêmio Estadual Maria Auxiliadora, conhecido como “Prêmio Dodora”, que ocorreu nesta terça-feira (03.12). A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, em Cuiabá.

O objetivo da premiação é homenagear, promover e dar visibilidade às pessoas e entidades que, através de trabalhos e ações, promovem a luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, lembrou que o Cridac é referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso. “Mato Grosso tem se destacado em diversas ações, entre elas, a assistência às pessoas com deficiência. Através do Cridac, conseguimos mudar a vida de muitas pessoas ao dar mais dignidade e condições para que elas tenham mais acessibilidade. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado”, disse.

O Cridac atua há 48 anos no atendimento especializado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação, sendo 133.511 só neste ano.

Além disso, o Cridac é o responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo) para todo o Estado de Mato Grosso. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram cedidos 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas aos pacientes assistidos.

“O Cridac é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, possibilitando que pessoas com deficiência tenham melhores condições para exercer até mesmo atividades básicas do dia a dia, como se locomover, por exemplo. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ânimo para desempenhar melhor o nosso papel”, afirmou a diretora da unidade, Suely Souza Pinto.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, foi uma das convidadas para compor a mesa do evento. Ela ressaltou a importância da premiação para homenagear aqueles que atuam em prol de inclusão e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência em Mato Grosso.

“O Cridac é essencial para a Saúde Pública do Estado e garante o suporte necessário para que as pessoas com deficiência recebam um atendimento digno e respeitoso. Nosso compromisso é com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos”, frisou a secretária.

Sobre o prêmio

O Prêmio Dodora é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

O nome emprestado ao Prêmio é uma homenagem a Maria Auxiliadora Grisolia Mendes, conhecida pelo apelido “Dodora”, que se tornou uma pessoa com deficiência após o agravamento do quadro de artrite reumatoide. Ela exerceu grande influência para a criação do Cridac, que é o primeiro espaço de atendimento de habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro-Oeste.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

Publicado

em

Por

Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora